Home Notícias Amazonas Presidente Conselheiro Érico Desterro palestra sobre o fortalecimento do controle interno da administração pública na CGE

Presidente Conselheiro Érico Desterro palestra sobre o fortalecimento do controle interno da administração pública na CGE

2 minutos o tempo de leitura
15

Durante o Encontro de Gestores, realizado pela Controladoria Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM), na sede do Governo do Estado, o presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, palestrou sobre o fortalecimento do controle interno da administração pública na manhã desta segunda-feira (22).

Com a expertise de vida profissional no controle externo do TCE-AM, o presidente conversou com mais cem gestores dos principais órgãos do estado. O conselheiro Érico Desterro destacou sua experiência com o controle externo para, assim, valorizar um controle interno de qualidade.

“O controle externo, como é no Tribunal, não existe para valer se não houver controle interno de qualidade. Pode haver um grande esforço de se fazê-lo, mas se o controle não funcionar, o externo sempre ficará aquém”, destacou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro.

O evento contou, ainda, com a premiação de cinco órgãos da administração direta e indireta, devido ao desempenho de boas práticas no controle interno. Foram premiados a Secretaria Estadual da Fazenda, a Polícia Civil do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas, Companhia de Desenvolvimento do Amazonas, e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Reconhecimento

O controle interno é definido como conjunto de políticas e procedimentos que são desenvolvidos para garantir razoável certeza acerca da confiança que pode ser depositada nas demonstrações financeiras e nos seus processos correlatos, incluindo a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial de um órgão público.
Para definir os cinco órgãos que mais se destacaram no âmbito do controle interno no âmbito do Amazonas, a CGE observou como critério os aspectos definidos pelo TCE-AM em atendimento à Resolução N° 05/90, com destaque à necessidade de um controle interno mais comprometido com a administração.

Em evento na CGE, presidente do TCE-AM fala sobre fortalecimento do controle interno
Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Casa do Migrante Jacamim completa 29 anos acolhendo pessoas em situação de vulnerabilidade

  A Casa do Migrante Jacamim, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, no bairr…