Presidente da Aleam recebe indígenas contrários ao PL 490 em tramitação na Câmara Federal - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Política

Presidente da Aleam recebe indígenas contrários ao PL 490 em tramitação na Câmara Federal

Publicado

no

Durante cessão de tempo, nesta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), recebeu indígenas de Autazes e Careiro da Várzea, que são contra o Projeto de Lei n. 490/2007 sobre demarcação de terras indígenas, o qual tramita na Câmara Federal.

Imagem: Divulgação

Roberto Cidade ressaltou a importância de dar voz aos indígenas, pois eles serão diretamente afetados, caso o PL seja aprovado. Vale destacar que o PL recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara dos Deputados e seguirá para votação dos destaques em plenário.

“Como presidente da Casa do Povo, não poderia me furtar a essa reivindicação. Todos nós aqui desta Casa, tenho certeza, não vamos apoiar nada que venha prejudicar os povos indígenas. Recebemos as lideranças com muito respeito e carinho para que possam falar e reivindicar. O projeto tramita em âmbito federal, mas esta Casa está aberta a todas as reivindicações”, destacou Cidade.

LEIA TAMBÉM  Pleno do TCE-AM suspende medida que invalidou vistoria do Corpo de Bombeiros à empresa Superfrio

Seis representantes dos povos indígenas presentes em plenário, subiram à tribuna do plenário Ruy Araújo para expor as reivindicações. Entre eles, o Presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI), Edivaldo dos Santos Oliveira Munduruku, o qual pediu apoio da Casa legislativa, especialmente do Presidente Roberto Cidade, com relação ao PL 490.

“Se faz urgente a aliança da Assembleia Legislativa com o movimento indígena. Infelizmente a pauta que está sendo tratada em Brasília fere diretamente direitos conquistados. Essa pauta é no mínimo, um retrocesso a todas as conquistas e fere de morte a Constituição Federal. O apoio da Aleam é importante e peço humildemente que o senhor ouça as reivindicações e toda articulação que o senhor venha a ter por Brasília, junto a Câmara e Senado Federal com certeza será de grande utilidade para ajudar toda a liderança indígena do Estado, hoje mais de 450 mil indígenas”, finalizou.

LEIA TAMBÉM  Saiba como votaram os senadores amazonenses em relação ao afastamento do tucano Aécio Neves

Do mesmo modo, a representante da Organização das Mulheres Mura, Milena Correa Mura destacou a luta dos movimentos indígenas, bem como, o retrocesso do PL 490.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

“Nossa luta não para, nós precisamos lutar para resistir a todas as batalhas que estão diante de nós e essa não seria diferente. Mais uma vez estão querendo tomar nossa casa, nossas terras e nosso modo de viver. Esse PL tira todos os nossos direitos. O próprio presidente que esteve em nossa aldeia viu como é difícil chegar até lá e viu de perto nosso modo de viver. Nós queremos nossa terra para viver e sobreviver. Eu quero aqui deixar claro que precisamos do apoio dos deputados para que nossas bases não percam esse direito que foi conquistado há muito tempo”, disse.

O presidente Roberto Cidade, reforçou que a Casa Legislativa está atenta aos anseios da população amazonense e propôs uma discussão mais ampla sobre os direitos dos povos indígenas.

LEIA TAMBÉM  Aleam vota na próxima semana pedido de prorrogação da CPI da Saúde por mais 60 dias

Cerca de sessenta indígenas das etnias Mura, Sateré Mawé,Tikuna, kokama, Cadena e Witoto participaram da cessão de tempo na galeria do plenário e seis representantes compuseram a Mesa: Vanda Witoto – representante da Saúde dos Povos Indígenas, José Cláudio Pereira – Coordenador Geral do Conselho Indígena Mura de Autazes, Milena Correa Mura– representante da Organização das Mulheres Mura, Samela Sateré Mawé – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil/Mulheres Indígenas Sataré Mawé, Edson Costa – representante da Organização Indígena Mura do Careiro da Várzea e Edvaldo Munduruku – Presidente da FEI.

Sobre o PL 490

O Projeto de Lei n. 490/2007 dispõe sobre a demarcação de terras indígenas pela União. O PL é de autoria do ex-deputado federal Homero Pereira (PR/MT). O texto base foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputado.

Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações