Home Notícias Política Presidente da Aleam Roberto Cidade apresenta PL para alertar sobre Depressão Infanto-Juvenil

Presidente da Aleam Roberto Cidade apresenta PL para alertar sobre Depressão Infanto-Juvenil

1 minutos lido
35

A depressão infantil afeta a criança em todas as áreas de sua vida, incluindo a fase escolar. Diante dessa afirmativa, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade (PV), apresentou o Projeto de Lei n. 306/2021 que institui a Semana de Conscientização sobre o tema no Estado do Amazonas.

De acordo com o PL, os casos de crianças com problemas emocionais vêm crescendo ao longo do tempo. Na justificativa, o deputado apresenta dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os quais apontam que no mundo, a depressão entre crianças entre seis a onze anos de idade saltou de 4,5% para 8% na última década. O crescimento alarmante leva à outro problema: o aumento da automutilação e de suicídio

“É necessário que o Estado abrace essa causa. Abordar esse tema junto aos professores e a comunidade possibilitará que uma possível depressão seja identificada ainda na fase inicial e assim, possamos evitar que nossas crianças e adolescentes cometam algo pior contra sua própria vida”, pontuou Cidade.

Informações da Secretaria de Gestão de Trabalho e de Educação do Ministério da Saúde revelam que, o suicídio é segunda principal causa de morte entre jovens brasileiros de 15 a 24 anos de idade.

Semana de Conscientização

De acordo com o PL durante a Semana de Conscientização da Depressão Infanto-Juvenil serão realizadas, nas Escolas da rede pública, palestras, seminários, oficinas, debates e outras formas de conscientização dos jovens no ambiente escolar, bem como, a garantia de suporte dos sintomas da doença por uma rede especializada de saúde em tratamento individualizado e o acompanhamento psicológico adequado.

A semana será realizada, anualmente, na primeira semana do mês de Outubro e terá sua metodologia definida pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC). O projeto de Lei está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas.

Comentários com Facebook
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Alessandro Nuñes
Carregar Mais Em Política

Leia Também

Presidente Roberto Cidade apresenta PL que autoriza assinatura digital para projetos de iniciativa popular

Previsto no artigo 33 da Constituição do Estado do Amazonas, os projetos de iniciativa pop…