Home Entretenimento Curiosidades Profissão de sommelier passa a ser reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações

Profissão de sommelier passa a ser reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações

3 minutos o tempo de leitura
48

 

Foto : Divulgação Pexels

O Ministério do Trabalho e da Previdência anunciou na página oficial, a inclusão de 22 novas ocupações na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), passando a 2.269 profissões devidamente reconhecidas no Brasil. Além de skatista profissional e obstetriz, mais uma delas se destaca: o sommelier.

Com certeza você já deve ter escutado algo sobre essa profissão, mas você sabe o que de fato faz um sommelier ou como se tornar um? Não? Então veja aqui curiosidades e dicas de como transformar a paixão por vinhos em um negócio lucrativo e prazeroso, ao se tornar um profissional sommelier!

O que é um sommelier

palavra sommelier tem origem na França e relaciona-se com uma profissão do passado. Antigamente esse profissional era o responsável por trazer as cargas de vinhos para os reinos e por provar a bebida antes dos reis, para mostrar que era de boa qualidade e provar que não estava envenenada.

Atualmente, um profissional de sommelier é responsável por cuidar de toda cartela de bebidas de bares, restaurantes, lojas especializadas e importadoras, sendo elas uísques, vinhos e até cervejas.
Porém, é especialmente conhecida por encarregar-se dos vinhos dos restaurantes, ao qual é bastante requisitado para trabalhar nos principais nomes do mercado.

Com a evolução da profissão encontramos também sommelier de cachaça, saquê, cerveja, bourbons e uísques, sendo o responsável por todo o processo dessa bebida até ser servida ao cliente ou seja a escolha, compra, recebimento, guarda e prova.

Uma das atribuições de um sommelier, além da venda dos produtos, é também de encantar os clientes, agregar valor ao que está sendo apresentado, entender os gostos de quem vai adquirir a bebida, o paladar de cada um e indicar o vinho certo para cada refeição.

Como se tornar um sommelier?

Para se tornar um bom sommelier, é necessário estudo e investimento financeiro. Existem cursos profissionalizantes como:

  • ABS (Associação Brasileira de Sommelier), onde aborda temas como os fundamentos do vinho, conhecimento sobre prestação de serviço e países;
  • ISG (International Sommelier Guild), que é indicado para quem procura por uma carreira de alto nível;
  • SENAC, onde é possível encontrar cursos de sommelier com carga horária variada, de acordo com o que você busca
  • Cursos particulares oferecidos por profissionais da área e fora do país também.

Também é muito indicado ter um segundo idioma como o inglês, tanto para atender melhor turistas quanto para uma carreira fora do Brasil.

A remuneração de um profissional de sommelier varia de acordo com o grau de formação, especialização e experiência, mas pode iniciar com R$1.200,00 e chegar até R$5.000,00. Esse valor pode ser até 4 vezes maior, se o trabalho for fora do país.

E aí? Ficou interessado em se tornar um sommelier? Com essas dicas ficou mais fácil de saber por onde começar! Aproveita!

Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Curiosidades

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Sexta-Feira 13 é ótimo dia pra fazer rituais de aceitação! Confira esse banho poderoso e simples!

Amanhã é sexta-feira 13 e isso é um ótimo dia para quem quer fazer algum trabalho exotéric…