Publicado
1 ano atrásno
Por
Jussara Melo
No intuito de promover o desenvolvimento socioeconômico, gerar empregos e aprimorar a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Ipixuna, em parceria com o Sebrae Amazonas, lançou oficialmente o Programa Cidade Empreendedora na quinta-feira (19). A solenidade de lançamento ocorreu no Centro Sócio Cultural Átila Lins, situado na Rua Edmar Herculano, 361.
O programa, que já está em execução no município desde setembro, concentra-se em estratégias direcionadas para o fortalecimento da gestão pública, a capacitação de empreendedores e a promoção de uma cultura empreendedora na comunidade.
Imagem: Divulgação
Buscando constantemente melhorias e capacitação, o empresário Josué Fernandes da Cruz, 57, acredita que as ações do programa beneficiarão toda a comunidade. “Tudo que vem para agregar é bem-vindo, e conhecimento nunca é demais, então eu creio que com a diversidade de recursos que o Sebrae dispõe, o município de Ipixuna só tem a ganhar”, explica Cruz.
A empresária Cláudia do Nascimento Silva, de 47 anos, compartilha a expectativa de que o programa promova a inovação e fortaleça o ambiente de negócios, impulsionando iniciativas existentes e criando novas oportunidades para empreendedores locais. “Minha expectativa com o Cidade Empreendedora é modernizar nosso município. Para nós, é um privilégio ter o Sebrae em nossa cidade de Ipixuna, oferecendo todas essas capacitações”, afirma a empreendedora.
O Secretário Municipal de Governo, Armando Correia Filho, enfatiza que a adesão ao programa demonstra que Ipixuna está pronta para abraçar novas possibilidades e continuar seu crescimento. “Nossa expectativa é que Ipixuna se torne verdadeiramente uma Cidade Empreendedora, e essa parceria abrirá novas portas de oportunidades para nossa população. Estou seguro de que muitos benefícios advirão das capacitações que estão sendo implementadas”, explica o secretário.
Já o Vice-prefeito, Rodrigo Saraiva, destaca que o programa contribuirá para o avanço social e econômico do município, melhorando a qualidade de vida da população, apoiando os empreendimentos locais e fomentando o empreendedorismo na região. “Para nós, isso representa um avanço de mercado para Ipixuna, e é exatamente o que a prefeitura almeja: avançar continuamente e trazer o empreendedorismo para a cidade, potencializando ainda mais a economia do município”, afirma o vice-prefeito.
Para o representante da Unidade de Empreendedorismo no Interior do Sebrae/AM, Leonardo Medeiros de Almeida, a adesão de Ipixuna ao programa é importante para o empreendedorismo, para a inovação e para os pequenos negócios. “É uma satisfação ver o município de Ipixuna aderindo ao programa, pois o Cidade Empreendedora trará empreendedorismo, inovação e apoio aos pequenos negócios”, explica o representante.
O Programa Cidade Empreendedora planeja realizar mais de 60 ações até o primeiro semestre de 2024 em Ipixuna, abrangendo atividades como processamento e beneficiamento do pescado, boas práticas na fabricação de farinha de mandioca, adubação em frutíferas, cooperativismo e associativismo, jardinagem e paisagismo, sustentabilidade e educação ambiental, noções básicas de georreferenciamento, legislação urbana e meio ambiente, capacitação de agentes ambientais, atendimento ao cliente, elaboração de projetos para capacitação de recursos, liderança coach, marketing e publicidade, design gráfico, oficinas de artesanato e confecção de objetos decorativos com materiais recicláveis, pintura em tecidos, eletricista, soldador, operador de máquinas, mecânica pesada, Libras, gestão escolar, panificação, doces e salgados, aprimoramento do churrasquinho, bolos confeitados, tortas e sobremesas, gestão financeira, reciclagem de PET com confecção de pufes e design de sandálias.
Imagem: Divulgação
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Inscrições abertas para o Programa Cidade Empreendedora 2025: Oportunidade para municípios do Amazonas
Vídeo : Vereadores discordam em projetos e saem na porrada no interior do Amazonas
As Feiras de Produtos Regionais da ADS retornam em Manaus a partir desta terça-feira (9)
Programa Cidade Empreendedora do SEBRAE atendeu 6 mil pessoas no Amazonas em menos de 1 ano
Vacina Amazonas: Média diária de doses aplicadas contra Covid-19 aumenta em 50% no Amazonas em três meses e meio
Homem atropelado por avião não resiste e morre em hospital, no AM