Nos Siga nas Redes Sociais
MANAUSAsfalta Manaus – pavimentando o caminho de uma nova cidade
Manaus, AM, segunda, 26 de setembro de 2022

Amazonas

Projeto idealizado pela deputada Joana Darc vai castrar 10 mil animais no interior e nas comunidades indígenas isoladas

Publicado

no

Idealizadora do projeto que vai castrar 10 mil animais no Amazonas no interior e comunidades indígenas isoladas, na qual destinou emendas parlamentares, a deputada estadual Joana Darc (União Brasil), irá fiscalizar as ações dos Castramóveis que irão percorrer a calha do Rio Negro, a partir deste sábado (16). As ações serão realizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA.

Um fato histórico no Estado do Amazonas, as unidades de castração serão levadas por meio de uma embarcação, iniciando o percurso pelos municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.

deputada Joana Darc

deputada Joana Darc

Os trabalhos contarão com as equipes de veterinários voluntários e do Projeto Veterinários na Estrada, que vinheram de Minas Gerais exclusivamente para ajudar no mutirão de castração.

Joana Darc explica que o objetivo é chegar nos locais de difícil acesso, onde não tem veterinários, atendendo os animais de pessoas carentes e de rua, de forma a promover o controle populacional de cães e gatos nas comunidades. “Vamos castrar o maior número de cães e gatos possíveis. A castração é muito importante, pois só por meio dela é possível ter um controle de nascimento dos animais, diminuindo o número de abandono e sofrimento deles por fome, maus-tratos e falta de cuidados humanos. Além disso, com menos cães e gatos nas ruas reduz-se a incidência de doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos”, explicou.

A parlamentar enfatiza também o apoio do Governador Wilson Lima que tem sido sensível às causas que defende. “Sou muito grata ao governador Wilson Lima, pois é graças ao seu apoio, que pela primeira vez, o Estado do Amazonas tem tido políticas públicas para os animais”, disse.

VETERINÁRIOS NA ESTRADA

O projeto Veterinários na Estrada, iniciou em 2008 quando a médica veterinária, Dra. Amélia Oliveira, teve o conhecimento que, no Brasil, existiam algumas cidades que não tinham veterinários para cuidar dos animais.
A equipe é composta por 7 veterinários que já percorreram mais de 80 cidades em vários estados brasileiros, sendo realizados mais de 190.000 (cento e noventa mil) castrações desde o início do projeto.

Para a veterinária a implementação de novas políticas públicas no âmbito da proteção animal, alinhada à vontade política de realização de projetos como este, fortalece não somente a saúde dos animais, mas também a saúde de toda uma população.

“A esterilização animal tornou-se um dos pilares da saúde pública e consequentemente para o bem estar social. A Castração previne novos animais nas ruas, disseminação de doenças zoonóticas, evita acidentes automobilísticos, evita abandonos de filhotes em praças, terrenos baldios e até mesmo nas ruas e melhora a qualidade de vida dos animais, além de proporcionar uma vida mais longa aos animais beneficiados com a castração”, relata.

UPINHAVET

Os animais também serão contemplados com os serviços do Atendimento Veterinário Itinerante (UPINHAVET), vacinação antirábica e viral, vermifugação, orientação veterinária e estética como corte de unha e limpeza de ouvido.

No município de Barcelos, os atendimentos ocorrerão no dia 16, das 09h às 15h, na Escola Estadual Angelina Palheta Mendes (Estrada do Pensador, nº 604, bairro de São Francisco).

Em Santa Isabel do Rio Negro, será no dia 20, na quadra municipal. Rua Estáquio Pereira, S/N, Centro (próximo a prefeitura).

Já em São Gabriel da Cachoeira os serviços ocorrerão dia 23, das 09 às 15h no CETI Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira (Rodovia BR 307 KM 03 S/N, Cachoeirinha).

VETERINÁRIOS NA ESTRADA

VETERINÁRIOS NA ESTRADA

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Asfalta Manaus

MANAUSAsfalta Manaus – pavimentando o caminho de uma nova cidade

O cuidado cada vez mais perto

O cuidado cada vez mais perto

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Agosto dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Agosto dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Falando de Contas

Programa do TCE-AM

Facebook

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações