Publicado
6 anos atrásno
Os pratos típicos do Amazonas são ricos em diversidades de cores, sabores e características próprias. São peixes, farinhas, frutas, macaxeira, pupunha, tucumã e vários outros alimentos típicos que fazem desta terra um lugar maravilhoso para se viver.
Para quem visita a capital do Amazonas, Manaus, a culinária amazonense se torna uma atração à parte, devido a sua grande fartura. Confira agora uma breve lista de sabores típicos do Amazonas que todo mundo deveria saborear.
O X-Caboquinho é um delicioso sanduíche, diferente de todos os outros que você já provou em outros lugares do país. Ele é feito com pão massa grossa, queijo coalho, banana, e tucumã. Certamente este prato é um dos sabores que mais têm aqui a cara da nossa região e vale à pena saborear.
Este outro prato tem seu diferencial principalmente no recheio. É irresistível e dar água na boca. Vai bem em qualquer hora do dia, porém nos ‘cafés regionais’ encontrados em várias esquinas e estradas a tapioca é o destaque do cardápio.
O açaí pode ser encontrado em outros lugares do país, porém o açaí do Amazonas, tem traços marcantes, como a sua pureza e textura, que provocam uma grande emoção ao se sentir o gosto original da fruta fresca, que não tem nada a ver com o ‘sabor industrializado’. Tradicionalmente o açaí aqui, é saboreado acompanhado somente com a farinha de tapioca ou farinha de mandioca regional. Há ainda aqueles que preferem acrescentar o açúcar.
Este outro sabor é constituído pela mistura de tucupi, goma, camarão e jambu que provoca uma leve dormência marcante na boca, ideal para se saborear no fim de tarde, seja sozinho ou acompanhado. Quem cheda na capital precisa provar este prato delicioso.
O maior peixe de água doce do mundo, o pirarucu, é um característico da nossa região. Grandes instituições como a de Mamirauá, em Tefé-AM, levam para a população ribeirinha o conhecimento do manejo correto deste peixe, e promovem ainda uma feira, a Feira do Pirarucu em Tefé. Vários pratos oriundos do pirarucu enchem o cardápio das peixarias da região, entre eles estão: caldeirada de pirarucu, pirarucu a casaca, bolinho de pirarucu e outros pratos deliciosos que você precisa provar.
O tambaqui é praticamente um dos peixeis obrigatórios para qualquer restaurante regional do Amazonas, seu sabor é inigualável, é muito popular entre os morados daqui e também entre os turistas. Geralmente a maior pedida é pelo peixe assado na brasa, acompanhado também por uma boa guarnição de baião de 2, farofa e vinagrete. O tambaqui também pode ser encontrado como caldeirada e frito.
O jaraqui é um peixe típico, muito conhecido também pela expressão regional “Quem come jaraqui não sai daqui”. Essa expressão se encaixa perfeitamente quando alguém que não é da região se apaixona pela culinária e passa a morar aqui. O peixe pode ser saboreado assado, frito, cozido, mas sempre acompanhado de uma boa guarnição, que pode ser baião de 2, farinha de de mandioca ou farofa, vinagrete e até mesmo macaxeira frita.
“É maninhos”, a fartura aqui é grande, sabemos que ainda há muitos outros pratos regionais que todo mundo deveria provar e que não está listado acima. Por isso, vamos colocar mais alguns alimentos listados em série: Pé de moleque, pacu, tucunaré, surubim, matrinxã, bodó e outras mais delícias da nossa região que vale a pena saborear.
Sou criador de conteúdo para a internet, formado em Biotecnologia e Pós-graduado em Marketing Publicidade e Propaganda. Um amante da fotografia e aspirante de YouTuber. Me siga nas redes sociais: @tahan_almeida .
Comidas típicas do Amazonas : Conheça e Experimente!
Mercado da carne de jacaré começa a se popularizar fora do eixo Pará – Amazonas
Como fazer mingau de mungunzá de forma simples e rápido
6 receitas deliciosas para se fazer com pirarucu, o bacalhau da Amazônia!
Como fazer Moqueca de Surubim
Como preparar uma deliciosa banda de tambaqui assada na brasa com banana frita e porção de baião de dois