Publicado
7 anos atrásno
As obras de requalificação urbanística da Praça da Matriz e do Relógio Municipal, no Centro, que estavam previstas para serem concluídas antes da Copa do Mundo de 2014, e depois foram prorrogadas para serem finalizadas antes das Olimpíadas 2016, parece que agora sairá.
A reinauguração da praça da Matriz será dia 15 de Novembro, data em que se comemora a Proclamação da República e que dá nome ao espaço, símbolo do resgate e valorização do Centro Histórico de Manaus.
“A Matriz é uma praça que, na Manaus antiga, reunia famílias que moravam, principalmente, no centro da cidade. E nós vamos conseguir entregar até dia 15 de novembro a obra pronta, para a população voltar a usar esse lugar como ele merece”, destacou Arthur Bisneto, o secretario-chefe da Casa Civil.
O secretário-chefe ressaltou, ainda, o tamanho da carga histórica da obra. “Não podemos negar que a obra atrasou, mas é um compromisso nosso devolver para a população esse símbolo que faz parte da história da nossa querida Manaus”, completou Bisneto.
O espaço é considerado um dos cartões postais de Manaus
A praça 15 de Novembro, mais conhecida como praça da Matriz, era o ponto de entrada da cidade, principalmente daqueles que chegavam de barco. ”Através da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, Manaus está reencontrando sua identidade, a sua história aqui no Centro. Para nós é uma imensa alegria ter essa praça, que é um cartão-postal, reaberta para a visita de toda a população”, disse o subsecretário do Centro Histórico de Manaus (Subsemch), Rafael Assayag.
Atualmente, as obras na Matriz estão em fase final e se concentram na criação de novos passeios aos pedestres. A instalação dos últimos paralelepípedos na área do entorno do antigo aviaquário já foram iniciadas. Lá foram encontradas pedras jacarés e lióz, da criação original, vindas diretamente de Portugal. O local será isolado e servirá como uma espécie de sítio arqueológico, onde a população poderá observar os achados da história.
Toda área do Relógio Municipal já está, praticamente, concluída. A parte de iluminação, instalação dos paralelepípedos e jardinagem já estão completamente prontos. O monumento histórico terá seu maquinário renovado, além da revitalização interna, expondo o teto trabalhado em adornos, há muito tempo escondido e esquecido na história.
No total, serão plantadas 32 árvores na praça
Paisagismo
No total, serão plantadas 32 árvores da espécie oitizeiros em canteiros onde já existiam elementos arbóreas da mesma espécie e áreas onde ainda não havia, a exemplo do passeio público, em frente ao Terminal da Matriz. A praça possui, ao todo, 163 árvores.
Para a reinauguração da Matriz será realizada uma missa campal, que será presidida pelo Arcebispo de Manaus, Dom Sergio Castriani.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Bar ‘Estação das Pedras’ no Centro Histórico será o novo porão rock bar de Manaus
Após sucesso do Parque Gigantes da Floresta, Manaus deverá ganhar aquário de peixes amazônicos no centro histórico!
Famílias se reunem para curtir o pôr do sol desse complexo mágico chamados: Mirante Lúcia Almeida e Largo de São Vicente
Lugares Que o Dia Não Me Deixa Ver 2023, do Casarão de Ideias, começa hoje (23)
Praça e terminal de ônibus da Matriz poderá ser revitalizado dentro do programa ‘Nosso Centro’
Prefeitura entrega 70 cestas básicas a famílias de pessoas com deficiência mental