Política
Roberto Cidade abre Abril Azul e reforça papel da Aleam na inclusão de pessoas com autismo
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado estadual Roberto Cidade (UB), inicia nesta quarta-feira (1º), às 17h, a programação do mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido como Abril Azul. A abertura acontece no Espelho D’Água da Casa.
Pai de uma criança com autismo, o parlamentar tem intensificado a atuação em defesa da causa no Amazonas, com iniciativas que envolvem propostas legislativas, articulação institucional e apoio à rede de atendimento. Segundo ele, a experiência pessoal reforça o compromisso com a pauta.
“Como pai atípico, sei dos desafios enfrentados diariamente pelas famílias. Nosso compromisso vai além das palavras. Trabalhamos para garantir políticas públicas efetivas, inclusão e respeito às pessoas com autismo”, afirmou.
Entre as ações destacadas está a criação de leis voltadas à ampliação de direitos e acessibilidade, além do fortalecimento de instituições que atendem pessoas com TEA em todo o estado.
Um dos principais marcos dessa atuação foi a inauguração do Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade, em dezembro de 2025, nas dependências da Aleam. O espaço oferece atendimento multidisciplinar e é considerado referência no apoio a crianças com autismo, contribuindo para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos pacientes.
Durante todo o mês de abril, a Assembleia Legislativa promoverá atividades voltadas à conscientização e ao fortalecimento de políticas públicas para pessoas com TEA.
“Mais do que ações simbólicas, queremos promover mudanças concretas. A Aleam está de portas abertas para acolher e construir um futuro mais inclusivo”, destacou o parlamentar.

Fotos: Rodrigo Brelaz









