Home Notícias Amazonas Roberto Cidade apresenta PL que busca conscientizar a população sobre os prejuízos do desperdício de água

Roberto Cidade apresenta PL que busca conscientizar a população sobre os prejuízos do desperdício de água

3 minutos o tempo de leitura
188

O Brasil desperdiça 39,2% de toda a água potável que é captada. Isso significa que esse desperdício seria suficiente para abastecer mais de 63 milhões de brasileiros em um ano. Os dados são do Instituto Trata Brasil, feito a partir de dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2019. As regiões que registram as maiores perdas são Norte (55,2%) e Nordeste (45,7%), seguidas da Sul (37,5%), Sudeste (36,1%) e Centro-Oeste (34,4%).

Roberto Cidade apresenta PL que busca conscientizar a população – Imagem: Divulgação

O indicador, aliado ao que coloca o Amazonas, com 68%, em segundo no lugar entre os estados que mais desperdiçam água potável motivaram o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), a apresentar o Projeto de Lei (PL) que institui a Campanha Permanente de Combate ao Desperdício de Água no Estado do Amazonas. O PL foi sancionado pelo governador Wilson Lima (UB) e se transformou na Lei nº 5854/2022.

“Temos que buscar melhorar esse índice para o nosso próprio bem e para o bem do meio ambiente. O ideal era que não fosse preciso que criássemos leis para o que deveria ser óbvio, mas na prática não é assim que acontece, por isso se faz necessário investir na sensibilização da população. Essa Lei visa que, por meio de campanhas e atividades educativas a população seja incentivada não apenas a combater o desperdício, como também estimular a população a reaproveitar as águas servidas, a armazenar a água das chuvas. A orientação é fundamental nesse processo”, argumentou Cidade.

O desperdício de água impacta também na economia do país. Conforme dados do Instituto Trata Brasil, o desperdício de água vem aumentando ano após ano e gerando prejuízos que chegam a R$ 12 bilhões. Análise do Trata Brasil ainda estima que se o país reduzisse as perdas de água poderia ter um benefício líquido de mais de R$ 27 milhões em 15 anos — até 2034.

Conforme a Lei sancionada, devem ser realizadas campanhas publicitárias de cunho educativo, inseridas nos veículos de comunicação em geral; inclusão de atividades educativas e informativas no âmbito da rede pública de ensino; realizadas parcerias com municípios ou outros entes públicos ou privados para conscientizar a população sobre a necessidade de reduzir o consumo de água; estimular a população a reaproveitar as águas servidas; e estimular a instalação de sistemas de captação, armazenamento e uso de água pluviais.

Dicas para evitar desperdício de água:
•​Verificar as torneiras e os possíveis vazamentos;
•​Diminuir o tempo do banho;
•​Lavar a louça e escovar os dentes com a torneira desligada;
•​Reaproveitar a água da chuva para lavar o quintal e aguar as plantas.

Roberto Cidade apresenta PL que busca conscientizar a população – Imagem: Divulgação
Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Jussara Melo
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Casa do Migrante Jacamim completa 29 anos acolhendo pessoas em situação de vulnerabilidade

  A Casa do Migrante Jacamim, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, no bairr…