Publicado
2 anos atrásno
Uma data muito importante para a cidade de Manaus e a história do Amazonas sem dúvida é a data 24 de Maio. Data essa que dá o nome à uma importante rua no Centro de Manaus. 24 de maio de 1884 é a data em que Manaus libertou os escravos, quatro anos antes da Princesa Isabel assinar a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888.
Vale ressaltar ainda, que naquele mesmo ano, dois meses depois, o Amazonas resolveu de uma vez por todas abolir a escravidão na data de 10 de julho de 1884.
“Local onde atualmente está instalada a Praça da Saudade. (Imagem: Acervo/Patrícia Melo)
Apesar de precoce, Manaus, no entanto, foi a segunda cidade brasileira a abolir a escravidão. A primeira foi a cidade de Acarape, no Ceará, que deu liberdade aos escravos em 1º de janeiro de 1883 e o Estado do Ceará, foi palco da libertação em 25 de março de 1884.
No Amazonas, o presidente da província, Theodureto Carlos de Faria Souto, um cearense, foi quem decretou a abolição. Este fato histórico ocorreu há 139 anos na Praça 28 de setembro, hoje Praça Heliodoro Balbi.
Um outro fato importante, o Dr. Theodureto Carlos de Farias Souto governou a província do Amazonas somente de 11 de março a 12 de julho de 1884.
Theodureto Carlos de Faria Souto / Foto: Acervo Abrahim Baze.
De acordo com o Censo em 1872 – o primeiro na história do Brasil –, haviam 979 escravos negros no Amazonas. No Mato Grosso, por exemplo, havia 6,6 mil pessoas escravizadas no mesmo período.
A Banca de Açaí
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Homem que fez teste para a função de repositor, agride gerente de supermercado com garrafa de azeite na cabeça, em Manaus!
Mais de 150 mil pessoas participam do Réveillon Manaus 2025 na Ponta Negra, confira como foi o espetáculo
Polícia Federal faz operação “Barões do Arcanjo” contra rede de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no AM!
David Almeida sobre Alberto Neto : “Não resolve a data base dos colegas da polícia, vai resolver os problemas de Manaus?”
Após vitória no primeiro turno, Prefeito David Almeida quer reforçar propostas para Manaus
Renato Junior: Gigantes da Floresta é marco da gestão de David Almeida nas Zonas Norte e Leste