Home Notícias Amazonas Secretários de saúde participam de apresentação do projeto de Telemedicina na Atenção Especializada e no Pré-Natal de Alto Risco em áreas remotas do AM

Secretários de saúde participam de apresentação do projeto de Telemedicina na Atenção Especializada e no Pré-Natal de Alto Risco em áreas remotas do AM

3 minutos o tempo de leitura
28

Secretários municipais de saúde do Amazonas participaram da apresentação do projeto de telemonitoramento do pré-natal de alto risco e as intercorrências obstétricas em áreas remotas do estado, executada por técnicos do Ministério da Saúde (MS). A exposição foi realizada durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB-AM), na segunda-feira (28/03), no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em Manaus.

A apresentação antecede o 1º Seminário Estadual de Alinhamento das Metas do Termo de Execução Descentralizada nº 97, que ocorre nesta quarta-feira (30/03), com o objetivo de discutir a articulação ensino-serviço na lógica da rede de atenção materno-infantil, motivada pela implementação do projeto.

“Essa apresentação prévia aos gestores é importante para subsidiar a discussão ampla sobre o assunto nos próximos dias e garantir o melhor atendimento da população, sobretudo das mulheres que precisam de atenção especializada durante a gestação”, afirmou Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.

A secretária executiva de Gestão da Atenção à Saúde da SES-AM, Nayara Maksoud, destacou que a pasta busca ferramentas para aprimorar os indicadores de saúde, fomentar e ampliar o acesso aos serviços de saúde.

“A reunião da CIB proporcionou a apresentação dessas ferramentas aos secretários municipais de saúde. Em conjunto com o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas está fazendo a pactuação com 11 municípios e com a Universidade Federal do Amazonas para que possamos potencializar o uso da ferramenta de telemedicina na linha de cuidado materno-infantil”, ressaltou a secretária.

De acordo com a diretora do departamento de ações programáticas estratégicas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do MS, Lana Lima, o projeto irá facilitar o acesso das gestantes com algum risco na gravidez aos serviços de saúde.

“Para enfrentar a mortalidade materna, uma das metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável, estamos neste momento priorizando o estado do Amazonas. Selecionamos 11 municípios prioritários, em que podemos trabalhar com mais do que 70% dos casos, para receber incentivo do Governo Federal para montarem suas salas de telemonitoramento na atenção primária”, disse a diretora.

Durante a reunião, também foram apresentados os indicadores do projeto de Telemedicina na Atenção Especializada, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do MS, realizado em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein. Também ocorreram as indicações das maternidades da rede estadual de saúde Ana Braga, Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu para o Projeto Proadi Lean, iniciativa do Hospital Sírio-Libanês executada por meio do Proadi-SUS.

Sobre a CIB – A CIB é a instância colegiada que reúne secretários municipais e a gestão estadual para traçar estratégias e deliberar sobre a execução das ações e serviços de saúde.

Técnicos do Ministério da Saúde e do Proadi-SUS apresentaram projetos aos secretários municipais de saúde – Imagem: Divulgação
Técnicos do Ministério da Saúde e do Proadi-SUS apresentaram projetos aos secretários municipais de saúde – Imagem: Divulgação
Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Jussara Melo
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Governo do AM reforça informações sobre Crédito Rosa e entrega fomento para empreendedora na 4ª edição

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) levou seu atendimento e reforçou as in…