Sejusc participa da posse do Conselho Estadual da Igualdade Racial do Amazonas - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quarta, 01 de fevereiro de 2023

Amazonas

Sejusc participa da posse do Conselho Estadual da Igualdade Racial do Amazonas

Publicado

no

Sejusc participa da posse do Conselho Estadual da Igualdade Racial do Amazonas

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), participou na manhã desta terça-feira (09/11) da posse de conselheiros eleitos para o Conselho Estadual da Igualdade Racial do Amazonas (Cepir) para o quadriênio 2021-2024. O conselho conta com 24 membros titulares e 24 suplentes. A cerimônia ocorreu no auditório Paulo Freire, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O Conselho Estadual da Igualdade Racial do Amazonas (Cepir) trabalha com 12 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e, na ocasião, foram empossados representantes da Fundação Estadual do Índio (FEI), Movimento Pardo-Mestiço, Associações do Caboclos e Ribeirinhos da Amazônia (ACRA), Comunidade Bet Shalom de Visão Judaica Messiânica, Instituto de Apoio aos Povos Originários da Amazônia (Iapoam), União de Negros pela Igualdade (Unegro/AM), Instituto Cultural Afro da Amazônia, Tenda de Umbanda Cabocla Braba, e Associação Comunitária Quilombola do Sagrado Coração de Jesus do Lago da Serpa.

De acordo com a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, esse ato é muito importante pois, por meio da posse, os conselheiros podem agir de forma legal e regulamentada.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

“Quando se legaliza, a gente pode avançar muito mais. E nós da Sejusc estamos aqui para ajudar e esperamos que a partir de hoje, com esse ato, continuemos avançando. Precisamos estar unidos e continuar levantando a bandeira da igualdade”, disse a gestora.

Segundo a chefe de Departamento de Promoção e Defesa de Direitos da Sejusc (DPDD), Gabriella Campezatto, o Cepir trabalha em parceria com a Sejusc e esse trâmite é bem antigo. Para ela, chegar nessa etapa com a posse dos conselheiros, tanto da sociedade civil quanto do poder público, é algo muito relevante.

“A Sejusc iniciou o processo do conselho e o mesmo vai trabalhar políticas públicas voltadas a igualdade racial. Vale ressaltar que, o nome da gerência é Gerência de Promoção e Igualdade Racial e Diversidade Religiosa. Então, nesse conselho, nós temos tantos líderes que lutam pela igualdade racial no dia a dia, quanto na parte religiosa”, declarou Gabriela.

Conselheiro – Um dos novos conselheiros do Cepir, Roberto Ferreira, representante da Comunidade BetShalom de Visão Judaico Messiânica, destacou que a posse foi muito importante, pois representa uma luta que é de todos os povos, de todas as etnias.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

“Nós enquanto povo judeu, ficamos muito felizes, em participar de todo esse processo, de toda construção da Igualdade Racial no Estado do Amazonas. Apoiamos a iniciativa do governador Wilson Lima, entendemos que ele é uma pessoa voltada com os compromissos democráticos do Brasil. E desejamos sorte a todos os eleitos, que eles caminhem buscando a justiça e igualdade. Porque esse é o papel do conselho, unir todos os povos”, disse Roberto.

A iniciativa contou também com a nomeação da nova presidente da Comissão Eleitoral da Igualdade Racial, Helderli Fideliz Castro de Sá Leão Alves, representante do Movimento Pardo-Mestiço.

FOTOS: Denise Pêgo/Sejusc

 

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Criador de conteúdo, Editor de Vídeos e as vezes comediante Um amante da fotografia e vídeos cômicos Criando a vida dos meus sonhos um dia de cada vez Você não sabe o quanto eu caminhei… Para chegar até aqui…

Continue Lendo
Publicidade

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Facebook

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

Nos Siga no Facebook

Nos siga no Facebook ⤵. Isso é muito importante pra gente 💚

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações