Home Notícias Manaus Tarifa Social de água e esgoto será ampliada beneficiando 400 mil famílias de baixa renda

Tarifa Social de água e esgoto será ampliada beneficiando 400 mil famílias de baixa renda

4 minutos lido
109

Você sabia que é possível obter um desconto de 50% no valor da sua conta de água e esgoto? Essa é a função da Tarifa Social Manauara, benefício voltado para famílias de menor renda, que vivem em situação de vulnerabilidade. A Águas de Manaus vai ampliar o acesso à Tarifa Social Manauara, alcançando 400 mil pessoas. Para essas famílias, o valor da conta não será reajustado até o final do ano.

Desde que passou a atuar na cidade, a Águas de Manaus vem ampliando o número de beneficiários, passando de 22 mil para 70 mil famílias alcançadas. A meta é proteger 100 mil famílias, o equivalente a 400 mil pessoas. A concessionária vai transformar Manaus na capital brasileira com a maior parcela de população beneficiada com Tarifa Social. Até o ano que vem, aproximadamente 20% da população terá acesso ao benefício.

Tarifa Social de água e esgoto será ampliada beneficiando 400 mil famílias de baixa renda / Foto : Divulgação
Tarifa Social de água e esgoto será ampliada beneficiando 400 mil famílias de baixa renda / Foto : Divulgação

Assim, pessoas como a doméstica Marlene Santos, moradora do bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus, terão acesso a água tratada por um valor que não impacta seu orçamento. “Moro há 22 anos no beco Vitória, no Jorge Teixeira II e já cheguei até a utilizar cacimba para conseguir um pouco de água. Desde que a Águas de Manaus fez um trabalho aqui e instalou um ‘relógio’ (hidrômetro) na minha casa, não tive mais problemas. Consigo até tomar banho de chuveiro de tão forte que a água ficou. Também pago uma taxa que cabe no bolso, que é a Tarifa Social. Esse trabalho foi uma bênção”, disse.

Marlene Santos – moradora do bairro Jorge Teixeira e beneficiada com a Tarifa Social

Para o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, a Tarifa Social Manauara é uma forma de proteger a população mais vulnerável da cidade. “A água tratada é um direito de todos e a Tarifa Social Manauara chega para promover justiça social. Desde que passamos a atuar na cidade, desenvolvemos um trabalho voltado para as pessoas que moram em áreas vulneráveis. Agora, queremos transformar Manaus em referência nesse quesito. Seremos, em breve, a capital com o maior número de beneficiados com a Tarifa Social do país”.

OLHAR DIFERENCIADO – A população mais vulnerável de Manaus vem sendo beneficiada pela concessionária nos últimos três anos, seja com ações de responsabilidade social ou com infraestrutura de abastecimento.

Regiões de becos, palafitas, escadões e rip-rap que não contavam com redes regulares, passaram a receber água tratada nas torneiras. Mais de 95 km de tubulações já foram implantados em áreas de vulnerabilidade localizadas em 43 bairros da cidade. Em muitos dos casos, a fatura de água se tornou o primeiro comprovante de residência da família. Além disso, a concessionária também desenvolveu uma série de ações relacionadas a pandemia de Covid-19 e a cheia do Rio Negro.

BENEFÍCIO – Quem deseja solicitar a Tarifa Social Manauara deve procurar os canais oficiais de atendimento da Águas de Manaus, que funcionam 24h por dia. O cliente pode entrar em contato pelo WhatsApp 98264-0464, SAC 0800-092-0195, Serviços Online www.aguasdemanaus.com.br ou aplicativo Águas APP, gratuito para qualquer smartphone.

A pessoa que deseja receber a Tarifa Social Manauara precisa apenas estar inscrita no Cadastro Único (Cad Único), do Governo Federal, ou em programas sociais como o Bolsa Família. Após a solicitação, as equipes da empresa realizam análise dos dados para a liberação do benefício. A família passará a ter o desconto de 50% no valor da fatura, desde que não ultrapasse o consumo de 15 mil litros de água por mês, o equivalente a 30 caixas de 500 litros de água.

Requisitos para solicitar o benefício

Ser cliente da classe residencial;
Ser titular da ligação de água, proprietário, possuidor legítimo ou inquilino;
Estar inscrito no Programa Bolsa Família do Governo Federal ou ter Cad Único;
Possuir ligação de água hidrometrada, sem violação, adulteração ou fraude.
E para quem não tem ligação de água e quer aderir ao programa, é garantida a isenção do valor do serviço da primeira ligação domiciliar, sendo permitida, apenas uma ligação por usuário.

Quais os documentos necessários para o cadastro?

Número de Inscrição no Programa Bolsa Família (NIS);
Documentos que comprovem a titularidade da ligação de água;
RG;
CPF.

Como faço para aderir?

É só entrar em contato conosco por meio de nossos canais de relacionamento com o cliente 24 horas: WhatsApp 98264-0464, SAC 0800-092-0195, Serviços Online www.aguasdemanaus.com.br ou aplicativo Águas APP, gratuito para qualquer smartphone.

Tarifa Social de água e esgoto será ampliada beneficiando 400 mil famílias de baixa renda / Foto : Divulgação
Comentários com Facebook

Receba nossas notícias no seu e-mail 📩:
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Manaus

Leia Também

Prefeitura de Manaus realiza a 1ª reunião da Comissão Técnica Manaus Cidade 4.0

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e I…