Home Notícias Manaus TCE-AM, Ufam e UEA renovam por mais dois anos parceria para reforçar auditorias ambientais

TCE-AM, Ufam e UEA renovam por mais dois anos parceria para reforçar auditorias ambientais

3 minutos o tempo de leitura
7

A parceria entre o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) e as Universidades Federal do Amazonas (Ufam) e do Estado do Amazonas (UEA) para reforçar as auditorias ambientais realizadas pela Corte de Contas amazonense foi renovada por mais dois anos.

TCE-AM, Ufam e UEA renovam por mais dois anos parceria para reforçar auditorias ambientais – Imagem: Divulgação

A assinatura da renovação do acordo foi realizada na manhã desta quarta-feira (13), entre o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro; o reitor da Ufam, Sylvio Puga; e o reitor da UEA, André Zogahib, representado pelo coordenador do convênio pela Universidade, Antônio Mesquita, e pela vice-reitora Katia Couceiro.

O termo de cooperação tem o objetivo de ampliar a capacidade das instituições para a realização de pesquisa, desenvolvimento, fiscalização e outras atividades na área de meio ambiente, por meio da troca de técnicos entre as instituições.

Conforme o acordo, além de as universidades cederem parte do corpo docente para atuação na área de controle ambiental da Corte de Contas amazonense, as partes também poderão desenvolver pesquisas, tecnologias e projetos na área ambiental, entre eles o 3º Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas.

“O Tribunal está sempre aberto a parcerias que venham a contribuir com as nossas ações de controle externo, ainda mais em uma área tão importante como é o setor ambiental, que será reforçada novamente por profissionais renomados nesse setor. Em breve, como fruto dessa parceria, poderemos lançar mais um simpósio internacional que tratará sobre o papel dos Tribunais de Contas nesse âmbito”, destacou o conselheiro-presidente Érico Desterro.

Ao assinar a renovação da parceria, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, lembrou que a instituição acadêmica realiza estudos, por meio de teses de mestrado e doutorado, sobre meio ambiente e impactos ambientais e que, assim com o TCE, busca a melhoria da qualidade de vida.

“Na medida que o recurso é bem fiscalizado pelo Tribunal e está sendo bem gasto, está se garantindo a melhoria da qualidade de vida da população. E na medida que a UFAM faz estudos ambientais que vem a responder a demandas da sociedade, nós também estamos melhorando a qualidade de vida das pessoas”, completou.

A vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro destacou os ganhos possibilitados pela parceria entre as universidades e a Corte de Contas. “Essa é uma excelente parceria pois, por meio do intercâmbio de conhecimentos, podemos desenvolver ações e projetos para potencializar a preservação e, em casos mais específicos, a possibilidade de punição após denúncias, do mau trato ao meio ambiente”, destacou.

Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Jussara Melo
Carregar Mais Em Manaus

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Saiba como ficará o trânsito em Manaus para o jogo entre Vasco X Guarani

Os times Vasco e Guarani se enfrentam nesta quinta-feira, 19/5, às 20h30, na Arena da Amaz…