Testagem de Covid-19 por RT-PCR cresce no Amazonas, após estratégia de ampliação da SES-AM - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Amazonas

Testagem de Covid-19 por RT-PCR cresce no Amazonas, após estratégia de ampliação da SES-AM

Publicado

no

O número de exames RT-PCR realizados no Amazonas aumentou 49,23% em maio deste ano, se comparado a abril, quando a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) intensificou a oferta do teste padrão ouro para diagnóstico da Covid-19 nas portas de entrada e ampliou também para serviços ambulatoriais, hospitais e prontos-socorros.

Conforme o secretário de Saúde interino, Silvio Romano, o reforço na testagem é uma das estratégias do Plano de Contingência Estadual para o enfrentamento da Covid-19. “Esse é uma ação para conter a pressão na rede hospitalar, já que visa interromper a cadeia de transmissão do vírus para evitar uma nova subida de casos”, ressaltou.

De acordo com dados do boletim epidemiológico, emitido diariamente pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), em todo o mês de maio foram realizados 23.030 exames RT-PCR, e 13,27% apresentaram resultado positivo, um total de 3.058 diagnósticos da Covid-19. Já em abril, foram registrados 15.432 testes, com 1.901 casos confirmados pelo exame, sendo 12,31% de positividade.

LEIA TAMBÉM  Detran Cidadão: Governo do Estado realiza aula inaugural do projeto Motociclista Legal, em Coari e Tefé

“O que contribuiu para o crescimento da realização dos testes foi o aumento da capacidade do Lacen (Laboratório Central) no processamento de testes. Ampliou-se a capacidade do laboratório, a oferta dos kits para a coleta do exame, a equipe do Lacen capacitou os profissionais das unidades. Conseguimos com isso mudar a estratégia de diagnóstico, intensificando a coleta de RT-PCR com o objetivo de detectar precocemente o vírus, isolar o caso e a família para evitar a disseminação de forma rápida”, explicou a diretora do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas (Dabe) da SES-AM, Viviana Almeida.

Segundo a diretora do Dabe, a partir de fevereiro foi iniciado o trabalho, com capacitação e preparação de todas as unidades de saúde do Estado para ampliação do combate à Covid-19 com o rastreio e monitoramento dos contatos com o exame de RT-PCR. Ela afirmou que a intensificação da testagem, e consequentemente o aumento do registro dos casos, não representa aumento de internações pela doença.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

“É esperado aumentar os diagnósticos e números de casos, quanto mais ofertarmos o teste. Mas isso não significa que teremos um maior número de hospitalizações e óbitos, porque quando detectamos precocemente é iniciada a conduta correta em tempo oportuno e podemos orientar melhor as famílias”, disse Almeida.

LEIA TAMBÉM  Jacaré-açu ataca pescador no zona rural de Manacapuru

O crescimento da testagem por RT-PCR permite também a ampliação do monitoramento por meio da vigilância genômica, a partir do exame que assegura o sequenciamento genético do novo coronavírus, e o acompanhamento de novas variantes da Covid-19, conforme Viviana.

“O que pretendemos com essas ações também é deixar de utilizar o teste rápido de anticorpos, que não é usado para diagnóstico, só detecta a presença de anticorpos e não a presença do vírus. Continuaremos com a estratégia de monitorar os contatos dos casos confirmados, examinar e testar todas as pessoas que tiveram contato com aquele caso positivo e acompanhar a evolução até que o paciente saia do período de transmissibilidade, que corresponde aos primeiros 14 dias após o início dos sinais e sintomas, e esteja bem clinicamente”, reforçou a diretora.

LEIA TAMBÉM  Casal desaparece misteriosamente nas proximidades da Feira Manaus Moderna

Conforme a diretora, no interior do estado, o rastreio e monitoramento está sendo executado pelos agentes comunitários de saúde, e, nos municípios mais distantes da capital, está sendo mais utilizada a aplicação de testes de antígeno, que apresentam resultado em 15 minutos.

De janeiro a maio deste ano, foram realizados 99.379 testes RT-PCR no Amazonas. Desses, 29.704 exames confirmaram o diagnóstico positivo para Covid-19 e 69.402 apresentaram resultado negativo. Nos sete primeiros dias de junho, foram registrados 5.219 testes, conforme a FVS-AM.

Além das portas de entrada, o Governo do Amazonas iniciou a testagem por RT-PCR nos passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na capital, e também será feito o monitoramento de passageiros que desembarcarem no Porto de Manaus.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Testagem de Covid-19 por RT-PCR cresce no Amazonas, após estratégia de ampliação da SES-AM / Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações