Home Notícias Esporte Torcedor com tatuagem nazista se apresentou com a mãe e os advogados na delegacia em Manaus

Torcedor com tatuagem nazista se apresentou com a mãe e os advogados na delegacia em Manaus

4 minutos o tempo de leitura
682

No último final de semana um torcedor do São Raimundo viralizou nas redes sociais e virou caso de polícia após ele ostentar uma tatuagem maceta de uma águia considerada um dos símbolos do nazismo. Após toda a repercussão do caso, o jovem de 31 anos  foi identificado e se apresentou ao 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro São Raimundo, zona Oeste, na manhã desta quarta-feira (20).

Foto: Reprodução

O rapaz que não teve o nome divulgado, se apresentou com a mãe os advogados e prestou esclarecimentos para o  delegado Ivo Martins, titular do 5º DIP. Dentre os pontos abordados no esclarecimento, ele afirmou que fez a tatuagem quando tinha 21 anos, portanto, há dez anos e que não tinha intenção de promover incitação a prática nazista.

“Tivemos uma conversa aberta com a presença da genitora dele e dos advogados, e ele deu a versão dele. Disse que não tinha intenção quando tatuou, a cerca de dez anos atrás, de promover nenhum tipo de incitação ou de constrangimento, dessa prática nazista como foi amplamente divulgado”, disse o delegado durante entrevista a uma rede de TV local.

Ivo Martins ainda revelou que o torcedor está com uma atitude colaborativa e entregou o celular e o computador para as investigações. Como a primeira conversa foi para esclarecer os fatos, a próxima será o depoimento formal dele.

“Então, estamos apurando. Ele está com uma atitude bastante colaborativa, inclusive, já nos entregou o celular e o computador também vai ser arrecadado. Vamos checar todas essas informações de maneira técnica e, em seguida, ele será ouvido formalmente na presença dos advogados dele”, finalizou o delegado.

Torcedor amazonense ostenta tatuagem maceta de símbolo nazista durante partida em estádio – imagem: Divulgação

Símbolos Nazistas

O nazismo, que teve como líder Adolf Hitler, tem na suástica seu principal e, logo, o mais conhecido símbolo.
Embora seja, muitas vezes, associado ao fascismo, eles são movimentos diferentes, de modo que a sua simbologia deve ser tratada de forma singular.

Suástica

Suástica

Esse símbolo é também chamado de “cruz gamada” e, antes de ser utilizado pelos nazistas ele representava, universalmente, o Sol; nesse sentido, estava associado aos quatro pontos cardeais, aos quatro elementos, aos quatro ventos.

A suástica era considerada um símbolo religioso e foi encontrado em várias culturas, desde o período neolítico.

Durante a Segunda Guerra Mundial a suástica foi, todavia, o símbolo escolhido para fazer parte da bandeira do partido nazista. Alguns estudiosos defendem que a escolha leva em conta a intenção de utilizar o poder cósmico do mesmo, ao encontro da magia negra.

Águia

Águia

A águia é também símbolo do partido nazista. Essa águia foi escolhida pelo partido alemão pelo fato de ser um símbolo universal de poder, força, autoridade e vitória, atributos que vão ao encontro da ideologia de superioridade nazista.

SS

Essa é a abreviatura de Schutzstaffel, que significa “tropa de proteção” em português. Trata-se da organização paramilitar formada por Hitler, que inicialmente fazia apenas a sua guarda pessoal, mas que cresceu e foi responsável pelo holocausto.

88

Esse número representa a saudação nazista “Heil Hitler”, o mesmo que “Salve Hitler”, em português. A pronúncia do numeral oito, em inglês, se assemelha à pronúncia da letra H, também em inglês, de modo que “88” é o mesmo que “HH”, por sua vez, a sigla do conhecido cumprimento.

18

Outro número reconhecido como nazista é o 18, o que decorre da correspondência com as letras do alfabeto – a primeira A, de Adolf e a oitava H, de Hitler.

Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Esporte

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Caixa com restos mortais de sapo encontrada por trabalhadores em São Januário, saiba tudo

Não procede a informação de que fora encontrada em São Januário uma caixa com restos morta…