Tragédia no Rio Amazonas: Pai morre após salvar filho autista que caiu da voadeira - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quarta, 08 de fevereiro de 2023

Brasil

Tragédia no Rio Amazonas: Pai morre após salvar filho autista que caiu da voadeira

Publicado

no

Tragédia no Rio Amazonas: Pai morre após salvar filho autista que caiu da voadeira

Antônio Junior da Silva Coutinho, de 41 anos morreu afogado após o filho de 6 anos que cair de uma embarcação próximo ao Igarapé da Fortaleza, entre Macapá e Santana, quando retornava para a casa localizada em uma ilha do Pará.

Antônio Junior, o filho e a esposa saíram de uma comunidade ribeirinha conhecida como Rio Corredor em direção ao Amapá na última segunda-feira (19) para uma consulta de acompanhamento do filho autista, feita pelo Sistema Único de Saúde -SUS. A tragédia aconteceu no retorno da criança para casa, por volta das 15h do mesmo dia.

De acordo com relatos da mãe, a família estava retornando em uma embarcação própria quando o menino pediu para urinar, o pai então teria desligado a voadeira e a criança teria se inclinado para fazer xixi na beirada da embarcação, momento em que o banzeiro e os fortes ventos fizeram com que o menino se desequilibrasse e caísse no rio.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

O pai imediatamente pulou no rio para tentar salvar o filho, enquanto a mãe tentava desamarrar a boia de resgate, segundo informações da cunhada da vítima, Silvia Maciel, que junto com seu marido que é irmão de Antônio, recebeu ligações da esposa dele pedindo socorro.

Tragédia no Rio Amazonas: Pai morre após salvar filho autista que caiu da voadeira - Imagem: Divulgação

Tragédia no Rio Amazonas: Pai morre após salvar filho autista que caiu da voadeira – Imagem: Reprodução Rede Amazônica 

“Quando ele pulou na água, o filho se debatia muito. Ele é autista e hiperativo, então ele [o pai] ficou muito cansado tentando tirar o filho da água […] a boia estava amarrada e ela [a mãe] foi tentar desamarrar enquanto ele estava tentando salvar o filho, ela demorou um pouco tentando desamarrar a boia”, relatou.

Silvia conta que quando a mulher conseguiu desamarrar a boia e retornou para a beirada da embarcação conseguiu ver apenas o filho suspenso para fora da água e o pai estava submerso segurando ele, usando as últimas forças que tinha em meio à forte correnteza. Ainda segundo os relatos, a mãe conseguiu pegar o filho e colocá-lo dentro da embarcação, mas quando retornou para ajudar o esposo, ele já havia sumido nas águas do Rio Amazonas.

Como a embarcação estava próxima do porto de Macapá, a mulher conseguiu ligar para a cunhada, que mora em Santana, município próximo ao Igarapé da Fortaleza, na capital do Amapá. Do meio do rio, ela avisou aos familiares sobre a tragédia.

A mulher da vítima rodou diversas vezes pelo rio na tentativa de encontrar o marido. Momentos depois, um dos irmãos de Antônio se juntou a ela, conta Silvia.

Silvia e o esposo também se juntaram as buscas e acionaram o Corpo de Bombeiros. Eles ficaram a bordo por cerca de 8h na tentativa de encontrar Antônio. As buscas foram cessadas por volta de 23h da segunda-feira em função da escuridão e da forte correnteza, mas foram reiniciadas na manhã seguinte, nesta terça-feira (20).

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Durante cerca de 30h de buscas, o CBM, o policiamento fluvial, parentes e amigos fizeram uma força tarefa em busca de Antônio Júnior. A procura chegou ao fim na manhã da quarta-feira (21) por volta 9h quando um primo encontrou o corpo boiado no Rio Amazonas.

O CBM levou a vítima para o píer do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no bairro da Fazendinha, em Macapá. A Polícia Científica fez a perícia do corpo que foi entregue para a família por volta das 16h do mesmo dia. O extrativista foi sepultado logo em seguida em um cemitério no centro de Macapá, ele deixou esposa e 3 filhos.

Tragédia no Rio Amazonas: Pai morre após salvar filho autista que caiu da voadeira

Tragédia no Rio Amazonas: Pai morre após salvar filho autista que caiu da voadeira – Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Siga-nos no Facebook

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações