Última coletiva antes da grande disputa entre o Touro Preto e Touro Branco em Barreirinha

220

Na noite deste sábado (26), momentos antes da noite mais importante do Festival Folclórico de Barreirinha, houve uma coletiva de imprensa para tratar dos principais pontos da disputa que se dará entre o Touro Branco x Touro Preto, logo mais.

De acordo com o presidente da Comissão Julgadora , Klelson Alves todos os jurados já estão em solo barrerinhense e em regime de confinamento. Não houve nenhum contratempo e tudo está correndo no mais alto nível de confiabilidade.

A Polícia Civil e a Polícia Militar irá conduzi-los em segurança para que se tenha total crédito nas notas. A comissão fará o acompanhamento até o fechamento desta 31ª edição do Festival Folclórico de Barreirinha.

O Representante do Touro Branco, Manoel Neto, revelou que o Touro irá contar a história do povo de Barreirinha, desde a criação do mundo na visão satere-mawé, todas as missões traçadas, até Barreirinha se tornar cidade. O projeto do Touro Branco vem com uma estrutura muito bem montada e deverá superar as expectativas. A temática é Barreirinha Terra de Arirambas.

Elcilene Beltrão, Representante do Touro Preto,disse que o Touro símbolo da cultura barrerinhense, trará ao Touródromo os 80 anos de um patrimônio azul e branco. O Touro que também é conhecido como o Touro da Superação trará esse legado do poeta Paulo Beltrão.

Os jornalistas presentes fizeram algumas perguntas aos representantes das agremiações e autoridades presentes, dente elas sobre a questão das constantes faltas de energia na cidade, segurança ao público presente, apoio ao Turista que chega para conhecer Barreirinha e claro, sobre a polêmica envolvendo a proibição por parte da Defensoria Pública do Estado do uso de top e minissaia por menores, o que acabou caindo através de uma portaria da Justiça do Estado do Amazonas.

Sobre a questão de segurança, essa é uma das prioridades da Prefeitura de Barreirinha e que conta com o contingente de 80 pessoas trabalhando na segurança dentro e fora do Touródromo, além de seguranças no entorno. Esse número inclui Policiais, Bombeiros e Agentes de Saúdes.

Sobre o apoio aos turistas, Marcos Baía, Secretário de Cultura, Turismo e Meio Ambiente reconhece que ainda está longe de ter todo o apoio necessário ao Turista, que inclusive a Prefeitura, em parceria com o Estado, estará instalando um Centro de Apoio ao Turista – CAT para melhor atendê-los. O Secretário solicitou ainda aque eventuais falhas sejam levadas ao seu conhecimento para que possam ser corrigidas, e que até momento já contam com 5 mil turistas durante essa edição do festival. Ano que vem, a expectativa é que ele a cidade esteja ainda mais adequada para atender os turistas.

Sobre as constantes quedas de energia, o Prefeito Glênio Seixas salientou que o parque energético está em construção e que as quedas de energia são por conta dos excessivos número de empreendimentos instalados nas próximidades do Touródromo e que a Amazonas Energia está sobre aviso e qualquer situação ela saberá resolver.

Sobre a polêmica envolvendo o uso de minissaia e tops, foi dito que aquela decisão não impactaria em nenhuma das duas agremiações, pois ao entender dos responsáveis do Touro Preto e Touro Branco, junto com a Comissão Julgadora, os menores que participam no Festival Folclórico de Barreirinha não estão em contexto de erotização, mas em contexto cultural e que a portaria recomendava justamente que fosse evitado em contexto de erotização. A divulgação como foi feita por mídias regionais, talvez tenha sido dada pela má interpretação da lei.

O Touro Preto pediu meia hora a mais para finalizar as suas alegorias e o Touro Branco concordou em ceder para que o Touro Preto entre de forma digna para a disputa do festival.

A apresentação do Touro Preto iniciará hoje a partir das 21:30h, já com os 30 minutos acrescidos.

A apuração das notas será a partir das 10h deste domingo (27).

Comentários