Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 26 de novembro de 2022

Brasil

V Encontro de Pesquisa em Comunicação da Amazônia traz pesquisadora da Fiocruz Kátia Lerner à Belém; inscrições são gratuitas

Há também possibilidade de inscrições com submissão de trabalhos científicos em um dos sete Grupos de Trabalho do Encontro

Publicado

no

V Encontro de Pesquisa em Comunicação da Amazônia traz pesquisadora da Fiocruz Kátia Lerner à Belém; inscrições são gratuitas

“Novos olhares comunicacionais: marcas da pandemia, perspectivas científicas e subjetividades nas Amazônias” esse é o tema da V edição do Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia (EPCA), evento científico promovido por discentes, docentes e técnicos administrativos do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, da Universidade Federal do Pará (PPGCom/UFPA), que acontece nos dias 3 e 4 de novembro de 2022 no Campus Guamá da UFPA, com transmissão e atividades remotas. O Encontro está com inscrições abertas até o dia 28 de outubro, pelo site www.even3.com.br/epcaufpa2022/, e são gratuitas para participantes ouvintes, que podem ser alunos de graduação, pós-graduação, profissionais e demais interessades.

A iniciativa tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de um ambiente de reflexão politizada sobre as pesquisas em Comunicação na Amazônia, além de envolver discentes, egressos, docentes do PPGCom e de outros programas e pesquisadores de áreas afins. Para a coordenadora do PPGCom, professora doutora Rosane Steinbrenner, o momento é de estímulos e retomada.

“Com o EPCA, pretendemos estimular a criação de um ambiente propício à construção de diálogos sobre a Comunicação na região, já que se trata de uma iniciativa necessária para a pós-graduação stricto sensu que se encontra afastada das áreas que são centros de produção acadêmica do Brasil. A partir da Comunicação, dá-se conta da efervescência de importantes discussões sobre fenômenos que perpassam a vida social de um espaço heterogêneo”, disse.

Para o discente do PPGCom Lucas Corrêa, que atua na Comissão Científica do evento, pensar esta edição do Encontro é se desafiar a construir um EPCA que também carrega as marcas da pandemia.

Publicidade

“Nossa última edição foi em 2020 e depois desse hiato, marca da pandemia, estamos reconstruindo um espaço tão especial de discussão sobre nossas pesquisas em comunicação nas Amazônias. Queremos, não só o evento por si, mas o fortalecimento da ciência na região a partir desses novos olhares comunicacionais, tão desafiadores”, pontuou.

Programação

Entre os convidados que farão parte do Encontro está a professora doutora Kátia Lerner, que também é pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Laces/Icict), onde coordena o Observatório de Saúde na Mídia, da Fiocruz e será o principal nome da conferência de abertura que resgatará os novos olhares comunicacionais sobre as marcas da pandemia.

Além das conferências, o EPCA realiza a III Jornada Interprogramas, que terá como tema “Pluralidade de olhares sobre as “Amazônias” – Semelhanças e Particularidades”. A Jornada Interprogramas é um espaço de diálogo a aproximação entre pesquisadores de programas de pós-graduação em Comunicação de outras universidades da região e terá como proposta, os novos olhares comunicacionais por meio das pesquisas científicas e subjetividades nas Amazônias.

Trabalhos Científicos

Publicidade

O EPCA 2022 também abriu chamada para trabalhos científicos. A chance é para quem quer trazer suas pesquisas para algum dos Grupos de Trabalho (GTs), como forma de diálogos e experimentação da pesquisa entre seus pares.

Nesta edição, os GTs serão online e estão distribuídos entre as seguintes áreas temáticas: Narrativas e Experiências do Contemporâneo; Consumo e Comunicação; Midiatização e circulação; Processos Comunicacionais e Interseccionalidades: raça, gênero e sexualidades; Comunicação, Política, Colonialidades e Insurgências; Comunicação, Etnicidades e Cidadania; e, Imagem, Política e Resistências.

Para quem desejar submeter trabalhos científico, no formato de resumo expandido com até 3 laudas, a taxa simbólica é de R$ 25 e as submissões podem ser feitas até o dia 2 de outubro de 2022, por meio do link www.even3.com.br/epcaufpa2022/. Lá também estão todas as orientações de submissão e o template do Encontro.

 

Serviço

Publicidade

Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia – V EPCA
Local: Universidade Federal do Pará – Campus Guamá
Data: 3 e 4 de novembro de 2022.

Prazo de submissões de resumos expandidos: até o dia 2 de outubro de 2022.
Inscrições gratuitas para ouvintes até o dia 28 de outubro de 2022.
Para saber mais detalhes da programação, siga-nos no instagram @epcamazonia

Mais informações: [email protected]

 

V Encontro de Pesquisa em Comunicação da Amazônia traz pesquisadora da Fiocruz Kátia Lerner à Belém; inscrições são gratuitas

Universidade Federal do Pará vista aérea

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Asfalta Amazonas

Alfabetiza Manaus: erradicar o analfabetismo é o nosso desafio

Alfabetiza Manaus: erradicar o analfabetismo é o nosso desafio

Homem de atitude se cuida o ano inteiro

Homem de atitude se cuida o ano inteiro

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Falando de Contas

Programa do TCE-AM

Facebook

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações