Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quinta, 11 de agosto de 2022

Brasil

Vídeo : Caçador de Sucuris entra em casa de uma sucuri e esclarece fatos e fakes!

Publicado

no

“Algumas pessoas passam aqui e falam que é de borracha, que é fake, de mentira… olha o tamanho da gigantesca”. É entrando na “casa” das sucuris que o guia local Vilmar Teixeira prova que as cobras que aparecem em suas gravações para o YouTube são mesmo verdadeiras.

Não que ele se preocupe com a desconfiança dos visitantes, mas há quem não acredite que as serpentes são reais devido ao tamanho absurdo da espécie que habita aquela região alagada de Bonito, onde o guia vive e trabalha.

Em vídeo recente publicado na plataforma onde tem um canal, Vilmar começa remando em um barco e dizendo. “Hoje a água está mais fria, é o período de inverno, o melhor para o avistamento de sucuris”. Veja no vídeo abaixo:

À procura de sucuris

Apesar de estar à procura das “grandonas”, dar de cara com elas faz parte da rotina do guia local, que as encontra com frequência ao levar turistas para conhecerem a região. Por ser um período frio, o inverno é a principal época do ano para o avistamento dessas cobras, e 2022 tem sido especial para registros incríveis, já que ele filma tudo e publica em seu canal no YouTube, “Terra da sucuri”.

“Essa aqui é a casa da sucuri vovózona, vou ver se eu avisto alguma por aqui. Estou fazendo o rastreamento, o mapeamento de onde pode estar a sucuri, às vezes, ela fica dentro da caverna”, inicia ele ao chegar no principal ponto de encontro com a serpente mais velha do lugar.

Mais adiante, a “vovózona”, foi encontrada em terra e não na água, assim como outra enorme serpente, que ele chama de “mãezona”. “Estou aqui na toca da sucuri e olha quem está aqui hoje: a imensa anaconda, sucuri-verde. Parece que tem um verniz sobre ela”, descreve ele no vídeo acima.

“Algumas pessoas passam aqui e falam que é de borracha, que é fake, de mentira… olha o tamanho da gigantesca”, finaliza Vilmar, mostrando elas bem de pertinho e provando que são reais.

Velho do Rio da vida real

Guardião do Pantanal e pai das sucuris na novela das nove, o Velho do Rio é uma figura mística e lendária que se transforma na serpente, ajudando a preservar o bioma. Na vida real, quem tem uma missão bem parecida é o monitor ambiental e guia de passeio Vilmar Teixeira, de 44 anos.

Natural de Tacuru e morador de Bonito há 25 anos, o guia trabalha há dez nessa função, que lhe permitiu o contato mais direto com a natureza e a proximidade com as sucuris. Além de orientar os turistas, o sul-mato-grossense aproveita o trabalho para acompanhar a vida das cobras e visitá-las todos os dias, gravando para seu canal do YouTube, “Terra da Sucuri”.

Os vídeos são impressionantes: ele mergulha com elas, entra na toca, mostra o habitat, se aproxima e fica cara a cara com as rainhas do pantanal. Ao Jornal Midiamax, Vilmar confirma que se sente amigo das serpentes e acredita já ser reconhecido pelas mesmas. “Sim, as sucuris só toleram humanos. Meu objetivo é preservar, se você preserva, consegue avistar os animais gigantes. Minha região é uma reserva preservada, por isso eu encontro tantas”, relata o guia.

Pai das sucuris

E as sucuris já estão mudando a vida do guia turístico. Seu trabalho mostrando essas cobras e seu habitat tem saído em jornais de todo o Brasil. Dia após dia, algum vídeo de Vilmar vai parar em portais de notícias conhecidos nacionalmente, e até em sites regionais espalhados pelos quatro cantos do país.

Apesar da fama que vem ganhando de “Velho do Rio da vida real” e “pai das sucuris”, ele só tem um objetivo: preservar. “Meu objetivo é mostrar esse animal, como forma de preservação. E espero que gerações futuras possam presenciar esse bicho tão incrível na nossa natureza”, conclui o monitor ambiental.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Agosto dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Agosto dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Falando de Contas

Programa do TCE-AM

Facebook

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações