No último sábado pro domingo aqui no Amazonas, uma comunidade no interior chamada Vila Uarumã ou Comunidade de Arumã, localizada no município de Beruri, distante 173km de Manaus, literalmente ‘sumiu do mapa‘. Dá só uma olhada nessa imagem de satélite do Antes e o Depois.
Tudo aconteceu após um desbarrancamento que atingiu o local e destruiu 45 casas, outros 30 ficaram em Estado de Risco. Essa tragédia afetou cerca de 300 pessoas. Entre as vítimas fatais dessa tragédia, estão dois imrãos, um de 7 anos e uma jovem de 16 anos. Outras 3 pessoas seguem desaparecidas.
Nessa área afetada, era uma área composta de dezenas de casas, ruas, casas, escolas e igrejas tanto católicas quanto evangélicas. Tudo isso desapareceu em questão de minutos.
Tudo sobre a Comunidade Arumã que desapareceu do mapa no Amazonas!
Segundo relatos de moradores do local, todos viviam a rotina tranquila de um fim de tarde, até que o deslizamento de terra iniciou e muitos sentiram um forte tremor. Quem conseguiu se proteger, correu em direção à floresta.
Alguns vídeos compartilhados ainda na tarde do último sábado, mostrou o que seria o início do desbarrancamento, quando a água já iniciava seu processo de consumação do barranco. Dá uma olhada como foi esse momento de tensão inicial.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.