Home Notícias Brasil Você não precisa pagar internet, telefone nem TV por assinatura quando viaja

Você não precisa pagar internet, telefone nem TV por assinatura quando viaja

1 minutos lido
21

Você sabia que tem o direito de pedir a interrupção dos serviços de telefone, internet e TV por assinatura temporariamente? Sim, tem. E, além de não pagar a mensalidade durante esse período, o consumidor pode fazer o pedido de suspensão sem nenhum custo. O direito é garantido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e vale para qualquer empresa de telefonia e internet do Brasil.

O período de tempo mínimo de suspensão é de 30 dias, podendo ser estendido por até quatro meses, apenas uma vez por ano. De acordo com as regras da Anatel, a empresa tem até 24h depois do pedido para desabilitar os pacotes, mantendo a possibilidade de restabelecimento da prestação do serviço no mesmo endereço. Mas,atenção: o benefício não é válido para consumidores que tenham dívidas com a operadora.

Apesar de ser uma boa opção em caso de viagens, o pedido de suspensão não precisa ser justificado à companhia telefônica. Isso significa que é possível interromper os serviços em outras situações – até mesmo se perceber que não irá conseguir pagar a fatura em dia, por exemplo.

Fazendo a solicitação

Para fazer a solicitação, basta entrar em contato com a operadora pelos canais habituais. É importante ressaltar, no momento do atendimento, que você deseja apenas a suspensão temporária. Isso porque a interrupção não costuma ser solicitada com frequência, e os atendentes podem confundi-la com um cancelamento de contrato.

Todos os direitos do consumidor ao realizar o pedido estão descritos no site da Anatel. Na página, é possível conferir o regulamento para banda larga (art. 67), telefone fixo (art. 111) e TV por assinatura (art. 12). Caso a empresa se recuse a atender a solicitação, é possível realizar uma reclamação no site da Anatel.

Você não precisa pagar internet, telefone nem TV por assinatura quando viaja / Divulgação
Você não precisa pagar internet, telefone nem TV por assinatura quando viaja / Divulgação

Colaborou: Cecília Tümler

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Brasil

Leia Também

Adolescente gay de 14 anos escreveu uma carta pedindo socorro após tomar peia do pai

Um adolescente de 14 anos escreveu uma carta aos vizinhos, em Jataí (GO), afirmando que er…