Home Notícias Amazonas Você sabia do Abril Marrom? Campanha relativa aos cuidados com a saúde dos olhos

Você sabia do Abril Marrom? Campanha relativa aos cuidados com a saúde dos olhos

2 minutos lido
33

Servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que atuam na Policlínica Codajás, realizaram nesta quinta-feira (22/04) a entrega de panfletos com orientações sobre a importância dos cuidados com a saúde dos olhos. A iniciativa integra uma série de ações que a unidade de saúde vem intensificando, na reta final do mês, como parte da campanha Abril Marrom, que busca conscientizar sobre a importância de prevenir e combater as causas da cegueira.

Foto: Herick Pereira/Secom

A entrega dos panfletos ocorreu nas dependências da policlínica, localizada na avenida Codajás, Cachoeirinha, zona sul de Manaus, durante o período da manhã, e teve como público-alvo os profissionais de saúde que atuam no local e pacientes presentes na unidade. De acordo com o diretor da policlínica, Rainer Figueiredo, a ideia é aproveitar o fluxo de pessoas que transitam diariamente pela unidade de saúde para que a campanha tenha um maior alcance.

“Essa campanha, para nós da Policlínica, é fundamental para que nós possamos alcançar o maior número de pessoas possível que possam se conscientizar. Hoje nós temos um número de atendimento, cerca de 10 mil pacientes por mês e mais de 500 funcionários. A isso a gente agrega essas pessoas, para que elas possam propagar essa campanha para as pessoas que eles conhecem”, diz o diretor.

Acompanhada dos filhos enquanto aguarda para marcar uma consulta, a paciente Liliane Severo elogia a iniciativa. “Acho muito importante, porque muitas pessoas não têm o conhecimento e não sabem da importância dessa campanha sobre a questão do Abril Marrom. É primordial essa campanha que chegue à população”, diz.

Atendimento – Com consultórios clínicos para atendimento especializado em oftalmologia, a unidade de saúde recebe diariamente cerca de 30 pacientes, em busca de consultas médicas especializadas para os olhos.

“Aqui na Policlínica nós temos uma média de 600 atendimentos por mês, são três oftalmologistas que atendem o serviço de oftalmologia geral. Então aqui a gente tem a capacidade de identificar as principais doenças oculares e iniciar o tratamento. Nós temos uma equipe multidisciplinar que acompanha todos os pacientes e, principalmente, os profissionais de saúde”, destaca o oftalmologista geral da Policlínica Codajás, Swammy Mitoso.

Acesso – Para realizar consulta oftalmológica ou qualquer outro atendimento especializado na policlínica ou nas demais unidades ambulatoriais da rede estadual de saúde, é necessário primeiramente procurar um clínico geral.

O acesso para atendimento ambulatorial é sempre por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o usuário vai pegar o encaminhamento médico para inserir no Sistema de Regulação (Sisreg) e aguardar o agendamento. A partir daí, o paciente será encaminhado para uma policlínica ou outra unidade que ofereça o atendimento especializado em oftalmologia conforme data do agendamento.

Causas – A Sociedade Brasileira de Oftalmologia estima haver mais de 1,2 milhão de pacientes cegos no Brasil, e a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que 80% desses pacientes que perderam a visão poderiam ter seus quadros revertidos se o tratamento tivesse sido feito precocemente.

“A gente está falando de quase 950 mil pacientes que poderiam estar hoje enxergando se tivessem feito o atendimento de uma forma correta”, destaca o diretor Rainer Figueiredo.

De acordo com o oftalmologista Swammy Mitoso, as principais causas de cegueira são a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). “É importante, como prevenção, todos os pacientes procurarem um médico oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, mesmo os pacientes que não apresentam queixas”, aponta o médico.

Foto: Herick Pereira/Secom

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Leia Também

Novos ajustes no Decreto contra a Covid-19 no Amazonas. Confira o que muda a partir de segunda (17)!

As novas medidas serão publicadas em decreto, que passará a valer na segunda-feira (17/05)…