Você sabia que o termo "índio" é pejorativo? Aprenda para não reproduzir preconceitos - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sexta, 26 de julho de 2024

Curiosidades

Você sabia que o termo “índio” é pejorativo? Aprenda para não reproduzir preconceitos

Publicado

no

Recentemente eu vi uma polêmica e fiquei curioso sobre o assunto : “Não Existe Índio no Brasil“. É exatamente isso mesmo que você leu… Isso porque o termo “índio” passou a ser pejorativo e precisando ser substituído por “indígena“, mas se preferir também, podes usar “povos nativos originários” ou “povos indígenas“.

A palavra índio usada para se referir às pessoas de etnias indígenas é extremamente pejorativa e reafirma preconceitos, como por exemplo, a ideia de que os povos originários são selvagens e/ou seres do passado. Esta palavra foi definida pelos colonizadores portugueses, que acreditavam terem chegado às Índias, e durante todos esses anos, o termo foi socialmente ligado a pessoas primitivas. Portanto, não é legal se referir a povos indígenas como índios.

Você sabia que o termo "índio" é pejorativo? Aprenda para não reproduzir preconceitos

o termo “índio/a” é pejorativo

Eu sei que existe ainda muita resistência em corrigir, até porque, existe por exemplo, orgãos que usam o termo, como o caso da Fundação Estadual do Índio ou mesmo aFundação Nacional do Índio. Além disso, ainda temos a data do dia 19 de abril como “Dia do Índio“.

Ok, entendi, mas nesse contexto por que o correto é indígena e não índio?

A palavra indígena é relativa a quem é natural de um país ou que neste se estabeleceu anteriormente a um processo colonizador, original de determinada terra, ou seja, aquele que está ali antes dos outros. É o oposto de alienígena que significa aquele que vem de fora. Utilizar povos indígenas ou povos originários é uma forma de reconhecer a identidade desses povos. São termos que abrangem melhor toda a riqueza e diversidade étnico cultural existente entre os indígenas. Segundo o Censo IBGE 2010, são mais de 305 etnias distintas, como Macuxi, Kayapó, Xacriaba, Xavant, Guajajara, Maxacali, e muitas outras.

Dito isto, agora você será um multiplicador da ideia. Vale ressaltar que buscar conhecimento e desconstruir estereótipos sobre povos que foram marginalizados é um dever essencial para a construção de um futuro igualitário.

Agora você consegue aprender o meme abaixo.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações