Home Entretenimento Curiosidades Você sabia que o termo “índio” é pejorativo? Aprenda para não reproduzir preconceitos

Você sabia que o termo “índio” é pejorativo? Aprenda para não reproduzir preconceitos

2 minutos o tempo de leitura
120

Recentemente eu vi uma polêmica e fiquei curioso sobre o assunto : “Não Existe Índio no Brasil“. É exatamente isso mesmo que você leu… Isso porque o termo “índio” passou a ser pejorativo e precisando ser substituído por “indígena“, mas se preferir também, podes usar “povos nativos originários” ou “povos indígenas“.

A palavra índio usada para se referir às pessoas de etnias indígenas é extremamente pejorativa e reafirma preconceitos, como por exemplo, a ideia de que os povos originários são selvagens e/ou seres do passado. Esta palavra foi definida pelos colonizadores portugueses, que acreditavam terem chegado às Índias, e durante todos esses anos, o termo foi socialmente ligado a pessoas primitivas. Portanto, não é legal se referir a povos indígenas como índios.

Você sabia que o termo "índio" é pejorativo? Aprenda para não reproduzir preconceitos
o termo “índio/a” é pejorativo

Eu sei que existe ainda muita resistência em corrigir, até porque, existe por exemplo, orgãos que usam o termo, como o caso da Fundação Estadual do Índio ou mesmo aFundação Nacional do Índio. Além disso, ainda temos a data do dia 19 de abril como “Dia do Índio“.

Ok, entendi, mas nesse contexto por que o correto é indígena e não índio?

A palavra indígena é relativa a quem é natural de um país ou que neste se estabeleceu anteriormente a um processo colonizador, original de determinada terra, ou seja, aquele que está ali antes dos outros. É o oposto de alienígena que significa aquele que vem de fora. Utilizar povos indígenas ou povos originários é uma forma de reconhecer a identidade desses povos. São termos que abrangem melhor toda a riqueza e diversidade étnico cultural existente entre os indígenas. Segundo o Censo IBGE 2010, são mais de 305 etnias distintas, como Macuxi, Kayapó, Xacriaba, Xavant, Guajajara, Maxacali, e muitas outras.

Dito isto, agora você será um multiplicador da ideia. Vale ressaltar que buscar conhecimento e desconstruir estereótipos sobre povos que foram marginalizados é um dever essencial para a construção de um futuro igualitário.

Agora você consegue aprender o meme abaixo.

Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Curiosidades

Espia Esse Aqui

Sexta-Feira 13 é ótimo dia pra fazer rituais de aceitação! Confira esse banho poderoso e simples!

Amanhã é sexta-feira 13 e isso é um ótimo dia para quem quer fazer algum trabalho exotéric…