Publicado
3 anos atrásno
Pouco mais de um mês após comemorar a aplicação de um milhão de doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus ultrapassou, no início da noite desta terça-feira, 27/7, a marca de 1,5 milhão de doses administradas desde o início da campanha, no dia 19/1 deste ano. A capital amazonense foi uma das primeiras do país a alcançar todos os grupos definidos pelo Ministério da Saúde no plano elaborado para essa imunização. Só hoje a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) computou mais de dez mil atendimentos, para primeira e segunda doses, atendendo ao público de 18 anos e mais, além dos remanescentes de todas as outras faixas etárias e grupos prioritários.
“Para nós, da prefeitura, é motivo de comemoração porque comprova estarmos no caminho certo e que todas as estratégias de organização estão sendo bem-sucedidas. Nós chegamos a um milhão de doses aplicadas em cinco meses de campanha. Agora, em pouco mais de 30 dias, temos o registro de mais 500 mil doses. E vamos continuar trabalhando até que toda a população de Manaus esteja com o ciclo vacinal completo, seja com duas doses ou com a vacina de dose única”, pontua o prefeito David Almeida.
Nesta quarta-feira, 28, será mantido o atendimento nos 21 pontos distribuídos por toda a cidade, como vem ocorrendo desde a última segunda-feira, 26. A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, orienta as pessoas que ainda não tenham sido vacinadas, que procurem as unidades da prefeitura e os pontos tradicionais.
“A vacina é uma importante aliada no combate à Covid-19. Embora ela não vá impedir o contágio, contribuirá para que não tenhamos quadros graves e óbitos. Sem falar que as vacinas, todas as que estão disponíveis, ajudam na redução da transmissibilidade. Os imunobiológicos, juntamente com os cuidados individuais, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento, são fundamentais para que possamos sair dessa situação de pandemia”, observa.
Ainda segundo ela, quem já estiver no prazo de tomar a segunda dose, deve se dirigir imediatamente aos postos para concluir o ciclo. “Temos 25% da nossa população vacinável, já com o esquema completo, incluindo a dose única da farmacêutica Janssen. Se o indicado são duas doses, no caso da CoronaVac, da AstraZeneca e da Pfizer, não deixem de tomar a segunda”, destaca.
Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identidade original, com foto, o CPF e um comprovante de residência, com cópia. Para a segunda dose, o cartão de vacinação com o registro da primeira dose, documento de identidade e CPF. A Semsa orienta que seja feito o cadastro prévio no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) para agilizar o atendimento nos locais de vacinação.
O movimento nos pontos pode ser consultado pelo “Filômetro”, no link bit.ly/filometrovacina, que indica, por cores, a situação em tempo real.
Das 9h às 16
Zona Norte
(Apenas pedestre)
(Apenas pedestre)
Zona Sul
(Apenas pedestre)
Zona Leste
(Pedestre e drive-thru)
Zona Oeste
(Pedestre e drive-thru)
Das 9h às 17h:
Zona Norte
Zona Sul
Zona Leste
Zona Oeste
Das 9h às 19h:
Zona Norte
Zona Leste
Zona Oeste
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Prefeitura de Manaus promove ciclo de palestras para celebrar Dia Nacional da Consciência Negra
Galeria de Honra 2024: Prefeitura celebra 33 educadores por projetos que transformam a educação
David Almeida libera tráfego na Mário Ypiranga após obra de drenagem em tempo recorde
Prefeitura de Manaus avança na obra de drenagem com instalação de aduelas na Mário Ypiranga
Desfile, dança e música marcam encerramento das Olimpíadas da Terceira Idade em Manaus
Espírito Natalino toma conta da Ponta Negra com Parada Natalina da Prefeitura