Manaus
Decoração de natal na cidade de Manaus

Publicado
10 anos atrásem

Nos próximos dias a decoração natalina de Manaus estará completa. A prioridade da Prefeitura foi começar pela Ponta Negra, onde além das árvores de Natal será montado também um belíssimo presépio. Ao todo serão 10 presépios – confeccionados com o conceito de sustentabilidade, haverá intervenções decorativas em complexos viários e viadutos. Grandes corredores viários da cidade e espaços públicos também serão enfeitados.
A Avenida Djalma Batista amanheceu assim nesta quinta-feira (11).
Brincadeiras a parte, segue a matéria publicada pela Prefeitura de Manaus sobre o tema
Decoração de Natal da cidade começa pela Ponta Negra e valoriza o sustentável
A Prefeitura de Manaus vai entregar nos próximos dias a decoração natalina da Ponta Negra. A estrutura dá o pontapé para a montagem da ornamentação em outros pontos da cidade.
Além das árvores de Natal e dez presépios – confeccionados com o conceito de sustentabilidade, haverá intervenções decorativas em complexos viários e viadutos. Grandes corredores viários da cidade e espaços públicos também serão enfeitados.
Além da árvore de Natal do Complexo Turístico Ponta Negra, com 27 metros, serão entregues árvores na Avenida Eduardo Ribeiro e Mercado Adolpho Lisboa, no Centro; Bola do Produtor, zona Leste; e outra no Amarelinho, no Educandos, zona Sul. Antes mesmo de serem montadas nestas áreas, as árvores e seus enfeites são confeccionados em galpões. As estruturas seguem em blocos para as áreas definidas.
Visando a economia, este ano, a Prefeitura de Manaus está trabalhando na decoração de Natal com o conceito de sustentabilidade, usando garrafas PET, ferro e outros materiais reutilizáveis e transformando-os em árvores de Natal e enfeites, como estrelas e Papai Noel.
Pelo menos 70% do material utilizado este ano vêm do reaproveitamento da decoração natalina do ano passado.
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) doou banners da campanha eleitoral deste para a confecção dos 10 presépios.
O artista parintinense Juarez Lima é responsável pela árvore que será instalada no Complexo Turístico Ponta Negra. Mais de 90 pessoas estão nesta terça-feira, 9, trabalhando no galpão, na confecção e estrutura final da árvore, que será a de maior destaque da cidade.
A decoração da área terá como tema “Viva o Natal, doe e sinta felicidade”. Dentre os 90 artesãos e artistas que trabalham nesta decoração, parte é de Parintins, interior do Amazonas. “Estamos muito felizes de abordar esse tema (sustentabilidade). Devemos fazer um Natal lindo, limpo e enfeitado.
Para evitar custos, estamos reaproveitando a estrutura da árvore do ano passado, mas com decoração nova. Trabalhamos muito com material sintético e reciclado, fazendo fusão. Aquele material que viraria lixo, passa a ser uma material de decoração bonito na Ponta Negra”, explicou o artista.
A decoração da cidade vai contar ainda com presépios confeccionados com lonas descartáveis e outros materiais alternativos.
Camburões que foram encontrados no lixo foram transformados em velas gigantes, pneus que não poderiam mais ser usados, passaram a ser, guirlandas de natal.
Outra árvore, com 14 metros, vai compor a decoração do entorno do Mercado Adolpho Lisboa, no Centro. O diferencial desta árvore é o uso de elementos regionais como esteiras, remos e sarrapilha, uma espécie de fibra têxtil característica da região amazônica.
A Bola do Produtor, na zona Leste,vai receber uma árvore de 18 metros. No local também haverá um presépio vivo, preparado com a colaboração da comunidade. O artista Dan Alfaia, responsável pela árvore do local, explica sobre os trabalhos. “O presépio vivo estará no primeiro andar da árvore. É uma obra preparada com a colaboração da comunidade da zona Leste.
Contamos com a ajuda de mais de 45 pessoas na ação, entre costureiras, soldadores, escultores e pintores”. Para a estrutura, até materiais plásticos que não seriam mais usados, foram reaproveitados, a exemplo do cano de PVC, que virou bengala.
Todas as árvores possuirão iluminação cênica, programada com tubos de LED diversificados. O detalhe é que cada adereço terá uma iluminação particular e se acenderá aleatoriamente, criando uma espécie de coreografia luminosa.
Além das árvores, grandes corredores da cidade também receberão decoração, como a Avenida Djalma Batista e as ruas Pará e João Valério. As Avenidas Álvaro Maia e Getúlio Vargas, assim como a Ponta Negra também contarão com iluminação especial nas árvores. Nos viadutos e complexos viários, haverá intervenções decorativas.
Catadores em ação
O trabalho é feito de forma colaborativa com cooperativas de reciclagem. A artista plástica Rosa dos Anjos, uma das responsáveis pela ação, explicou que seis cooperativas de reciclagem estão trabalhando no preparo das árvores e dos enfeites natalinos.
“Queremos conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e mostrar que todos nós temos que ter responsabilidade com o lixo que é gerado. Além de fomentarmos a atividade, estamos usando o conceito da economia criativa. Vai ficar um belo trabalho”, afirmou.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Você Poderá Gostar
Prefeitura de Manaus realiza seletivas com 500 alunos para a 26ª Municipíadas
Zona Norte recebe 20 toneladas de asfalto em obra da Prefeitura de Manaus
Visa Manaus autua supermercado após denúncias de irregularidades sanitárias
Prefeitura de Manaus realiza recuperação de drenagem profunda no bairro Santa Etelvina
Prefeitura de Manaus reforça ações de conscientização no trânsito durante o Maio Amarelo
Projeto “Condutor Consciente” promove educação no trânsito para motoristas e estudantes em Manaus