Publicado
2 anos atrásno
Por
Jussara Melo
Na tarde deste sábado (29/4), a deputada Joana Darc (União Brasil) conseguiu entrar na sede do IBAMA após ter um mandado de segurança favorável a fim de fiscalizar as instalações e realizar avaliação clínica e física na capivara ‘Filó’, sem qualquer impedimento. A decisão garantia a entrada de Joana, Agenor e de veterinários.
A decisão do juiz federal plantonista Márcio Cavalcante, da 9ª Vara Civil, foi favorável para a deputada Joana Darc, integrante da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas e o para ribeirinho e digital influencer Agenor Tupinambá.
No documento, o magistrado classifica que a retirada da capivara do habitat natural no município de Autazes ocorrida de forma abrupta e afirma que o Ibama está violando o dever de transparência e de informação ambiental.
Após acessar o interior do Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA (Cetas), a parlamentar fez uma transmissão ao vivo mostrando as péssimas condições em que estava acomodada Filó assim como outros animais do local.
Na ocasião, a deputada Joana mostrou durante uma live as condições precárias que Filó estava alojada. Apesar dos servidores do órgão terem soltado a capivara no recinto onde estava, Joana conseguiu ver a gaiola que Filó estava presa. Nas imagens é possível ver que a capivara estava abatida, diferente de quando estava aos cuidados de Agenor.
Segundo a parlamentar, o animal está “trancafiado” em uma gaiola suja de fezes e com água suja para se hidratar. “É aqui onde a ‘Filó’ está trancafiada. Água suja da ‘Filó’. Por isso que não querem que a gente grave”, disse Darc. “Aqui que é o cativeiro da Filó”, disse Joana.
Durante a transmissão, Darc discutiu com uma servidora do Ibama que tentava impedir os registros feitos pela parlamentar, que afirmava que só iria sair dali com a capivara Filó, visto que enquanto Filó estava na propriedade de Agenor, ela era livre e estava no habitat natural. “Só sairemos daqui com a Filó”, falava a deputada. “Vou acampar aqui dentro até a polícia me tirar daqui”.
De acordo com Joana Darc, os advogados que defendem Agenor Tupinambá teriam entrado com um mandado de segurança para tentar devolver a capivara ao influenciador, e todos ali aguardavam a decisão judicial.
A capivara Filó foi apreendida pelo Ibama na última quinta-feira (27/4) quando foi entregue por Agenor Tupinambá aos agentes do IBAMA.
Confira o vídeo do cativeiro onde estava a capivara Filó dentro do IBAMA:
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Vídeo : Boninho divulga vídeo e internautas especulam que o fazendeiro é o Agenor Tupinambá
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas