Publicado
8 meses atrásno
Por
Jussara Melo
Os números divulgados destacam reduções de 6% nos assassinatos e ressaltam maior queda nos casos de latrocínio (35,7%).
Os dados divulgados pelo Monitor da Violência (G1), nesta terça-feira (12/03), mostram que a redução das mortes violentas registrada no Amazonas foi maior que a média nacional, em 2023. Conforme o levantamento, os assassinatos caíram no Brasil 4%, enquanto no Estado, a diminuição chegou a 6%. Os dados ressaltam, ainda, que as Forças de Segurança amazonense alcançaram a maior queda nos casos de latrocínio, que caíram 35,7%.
Estão inseridos nos casos de mortes violentas intencionais os crimes de homicídios, latrocínio, feminicídio e lesão corporal seguida de morte. Todos os dados catalogados pelo Monitor da Violência são compilados a partir das informações disponibilizadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do site oficial.
Os dados destacam o trabalho do Governo do Amazonas, que a partir dos investimentos como na aquisição de novas tecnologias como o “Paredão”, de novas lanchas blindadas, novos armamentos, dentre outros, utilizados com o empenho das Forças de Segurança, manteve a redução dos indicadores criminais, no Estado, principalmente, das mortes violentas.
Além disso, foi inserido reforço nas agências de inteligência e a chegada de novos servidores aprovados no concurso público contribuiu para o Amazonas alcançasse a maior redução estão os latrocínios, que caíram 35,6%. Logo em seguida, o número de homicídio caiu cerca de 5%, e o de lesão corporal variou em 5,6%.
Os números de homicídios caíram 22,3% em Manaus, durante o 1º bimestre deste ano. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), com a redução, a capital alcançou o menor quantitativo deste tipo de crime, em relação aos últimos 16 anos. Os investimentos realizados pelo Governo do Amazonas com a aquisição de novos equipamentos, novos servidores e tecnologia, associados às ações em campo das Forças de Segurança, que passaram a atuar de forma mais integrada, foram essenciais para que o Estado alcançasse esses números.
Os números da SSP-AM mostram que a redução entre o 1º bimestre de 2023 e 2022, alcançou 14,18%. Este ano, a queda em relação ao ano anterior chegou a 22,31%.
Os números, conforme o acompanhamento realizado pelo Centro Integrado de Estatística (Ciesp), mostram, ainda, que fevereiro deste ano alcançou o menor número de homicídios dos últimos 16 anos. Até então, de acordo com os dados, os menores números haviam sido registrados em 2009, 2013 e 2023, quando foram registrados 46 crimes desta natureza para o mês em destaque.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
RecuperaFone: Governo do Amazonas recupera 500 celulares roubados ou furtados em um mês
CADA lidera debates sobre Inovação Sustentável no Criptorama 2024 em São Paulo
Feirão do Amazonas Meu Lar: Subsídio e financiamento para realizar o sonho da casa própria
Segurança redobrada: Governo do Amazonas lança operação natal mais seguro para festas de fim de ano
Em Brasília, Tadeu de Souza pede reforço federal para combater crime na fronteira do Amazonas
Wilson Lima decreta ponto facultativo no Estado em 25 e 28 de outubro; serviços essenciais continuam