Curiosidades
Descubra como os Ácaros Demodex vivem e se alimentam da gente!
Os ácaros do gênero Demodex são criaturas curiosas que habitam a pele humana, mas, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, eles não representam nenhum risco à saúde. Esses aracnídeos minúsculos têm uma forma de vida bastante discreta, vivendo nos poros do rosto e nos folículos capilares, especialmente em áreas como as pálpebras e a região nasal.
Existem mais de cem espécies de Demodex, mas as duas mais comuns em humanos são o Demodex folliculorum e o Demodex brevis. Esses ácaros são tão pequenos que mal conseguimos vê-los a olho nu. Com corpos transparentes que variam de 0,15 a 0,3 milímetros de comprimento, eles possuem oito pernas curtas, que usam para se agarrar à pele humana com ajuda de pequenas escamas.
Embora sua presença seja normal e não cause problemas na maioria dos casos, eles se alimentam de células mortas da pele e da gordura produzida pelas glândulas sebáceas. Esse processo de alimentação ocorre principalmente à noite, quando esses ácaros se movimentam para os poros da pele em busca de alimento. Em pequenas quantidades, esses ácaros não causam danos, mas, em algumas situações, seu aumento pode estar relacionado a distúrbios de pele, como a rosácea, embora ainda haja muito a ser estudado sobre seu papel na saúde humana.
Interessante é que, apesar de sua aparência estranha e comportamento discreto, os ácaros Demodex são uma parte natural do ecossistema humano, coexistindo pacificamente conosco sem que percebamos sua presença. Portanto, embora esses bichos sejam certamente incomuns, eles fazem parte de uma intrincada rede de organismos microscópicos que habitam nosso corpo.










