Publicado
5 anos atrásno
A convite do Governo Regional da Emília Romana, das Universidades Italianas de Bolonha e Parma e da Associação Brasileira da Rede Unida, a Prefeitura Municipal de Tefé, representada pela Secretária Municipal de Saúde, Adriana Moreira, está presente no 9º Seminário Internacional do Laboratório Ítalo-brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva, que acontece em Bolonha, na Itália.
O evento faz parte de um caminho de desenvolvimento da cooperação Itália-Brasil centrado no tema dos cuidados intermédios, com particular atenção aos hospitais comunitários.
O tema central do seminário é “Territórios em diálogo: as políticas de saúde como trama de aprendizagens” e conta com experiências de diferentes países em uma programação densa que inclui momentos de intercâmbio com pesquisadores, gestores, estudantes e usuários de diferentes municipalidades da Itália e de outros países.
O município de Tefé apresentará o projeto “Saúde de qualidade com acesso universal em um município da Amazônia: desafios do desenvolvimento do trabalho no balanço do banzeiro” no seminário que tem o objetivo de compartilhar o desenvolvimento do projeto para a implantação de hospitais comunitários que envolvem casos territoriais, além de envolver diretamente os administradores como figuras de referência da governança e programação local. Também o intuito de facilitar a produção de conhecimento a partir das experiências realizadas, monitorar, avaliar os projetos em andamento, planejar atividades de cooperação técnica e científica local e internacional.
A 9ª edição do Seminário Internacional do Laboratório Ítalo-brasileiro de Formação está dividido em seminários e oficinas temáticas/experienciais dedicadas ao Projeto Estratégico “RER-SUS – Cuidados Intermediário: encontros e transferência de instrumentos de gestão entre Itália e Brasil”; workshops experimentais – “As praças” para o intercâmbio ativo de práticas dedicadas ao “trabalho de proximidade”; estudos temáticos aprofundados sobre aspectos de interesse comum como o fenomeno migratório e o sistema de saúde e de serviços sociais, estratégias para o envelhecimento ativo, as transformações necessárias dos serviços territoriais e de proximidade dedicados ao apoio à família, à afetividade e à genitorialidade.
Mais uma vez o município de Tefé está presente em um evento internacional, compartilhando vivências bem sucedidas na área de saúde, e assim representando positivamente o estado do Amazonas.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Quer aprender a manejar jacarés na Amazônia? Inscrições abertas para curso único do Instituto Mamirauá!
Vídeo: Pai flagra homem abvsand0 s3xvalmente da filha de 5 anos em Manaus
Em Tefé, menino toma choque ao tentar tirar papagaio do fio de alta tensão com vara de ferro ! Veja o vídeo!
Santander prorroga inscrição de editais que destinam recursos a projetos sociais no Amazonas
Câmeras flagram assalto brutal: Homem com terçado derruba mulher e bebê de moto em Tefé!
Monte Testáceo: Um tesouro arqueológico rscondido na Itália