Ataques ao sistema elétrico brasileiro: torres de transmissão se tornam alvos - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Corporativas

Ataques ao sistema elétrico brasileiro: torres de transmissão se tornam alvos

Responsáveis por sustentar os cabos de energia, foram registrados três casos de estruturas danificadas na primeira metade de janeiro

Publicado

no

Ataques ao sistema elétrico brasileiro: torres de transmissão se tornam alvos

O começo de 2023 foi marcado por ataques a torres de transmissão de energia, foram registrados três casos no intervalo de uma semana, no Paraná, Rondônia e São Paulo, segundo informações divulgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os responsáveis não foram identificados e até o momento não se sabe a motivação dos ataques. O Governo Federal criou o Gabinete de Acompanhamento da Situação do Sistema Elétrico Brasileiro para monitorar e investigar a situação. Documentos da Aneel apontam indícios de sabotagem e vandalismo.

As torres de transmissão de energia têm um papel fundamental para abastecer as cidades. Elas são responsáveis por sustentar cabos e para-raios. No Brasil, a energia hidrelétrica, que é a matriz mais usada, é produzida em grandes usinas, viajando o país inteiro através dos cabos que formam uma linha de transmissão de mais de 150 mil quilômetros.

LEIA TAMBÉM  Eneva leva para a Glocal Amazônia o debate sobre a transição energética sustentável e o desenvolvimento do interior

Por exemplo, a Usina de Itaipu, localizada no Rio Paraná e que ocupa espaço no território brasileiro e paraguaio, é a maior produtora de energia limpa e renovável do planeta. Uma das torres derrubadas no Paraná é responsável por transmitir a energia gerada em Itaipu para o Sistema Interligado Nacional.

As estruturas são de grande importância para o abastecimento elétrico de diversas famílias. Por enquanto, mesmo com as quedas, as empresas responsáveis pelas torres afetadas conseguiram contornar a situação e evitar interrupção definitiva nas regiões abastecidas por elas.

LEIA TAMBÉM  Amanhã é o último dia para se inscrever no Concurso de Jornalismo sobre segurança no trânsito, promovido pela Honda

“As torres, assim como a central de controle, são vitais para que o trabalho realizado nas usinas chegue até a população. Em situações como essa, é necessário rever o sistema de segurança contra acidentes e ações humanas”, comenta o especialista e diretor comercial da franquia Energ Geradores, Bruno Teixeira Moreira.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Linha do tempo

Até o momento que esse texto foi finalizado (13/01), a cronologia de ataques em torres de transmissão de energia é a seguinte:

Noite de domingo (8): Relatório da Evolts informa que duas torres caíram em Rolim de Moura (RO) e Itapuã do Oeste (RO). Uma delas teve os cabos de sustentação cortados e outra foi derrubada. O documento aponta que há indícios de vandalismo;

LEIA TAMBÉM  Fecomércio AM traz para Manaus evento com especialistas em inovação e tecnologia CNC Innovation Day

Madrugada de segunda-feira (9): Em Medianeira (PR), outra torre caiu. O documento da Aneel também apontou indícios de vandalismo, pois não havia condições climáticas adversas capazes de derrubar a estrutura. A Agência encontrou danos em outras três torres próximas.

Terça-feira (10): Governo Federal cria gabinete de crise coordenado pela Aneel para monitorar e investigar a situação.

Tarde de quinta-feira (12): Peças de sustentação foram retiradas de uma torre em Rio das Pedras (SP). A estrutura não caiu, mas relatório preliminar também indica “tentativa criminosa de derrubar a torre”.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
Ataques ao sistema elétrico brasileiro: torres de transmissão se tornam alvos

Ataques ao sistema elétrico brasileiro: torres de transmissão se tornam alvos

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Divulgamos em nosso portal as principais notícias, nossas belezas naturais, nossa cultura ribeirinha, além dos já conhecidos assuntos meramente cômicos. Nos siga nas redes sociais @noamazonas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações