Publicado
4 dias atrásno
Por
Juliana Aguirre
Levando o teatro de rua para o coração das comunidades periféricas de Manaus, o projeto ‘Miudezas: Circulação e Oficina Teatral’ é uma iniciativa da “Menina Miúda Produções Artísticas”, contemplado pelo edital Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura). A proposta prevê cinco apresentações gratuitas do espetáculo ‘Menina Miúda’ em escolas públicas de ensino fundamental e médio, seguidas de oficinas de teatro de rua, proporcionando às crianças o contato com a arte e a oportunidade de explorar sua própria criatividade e expressão artística.
Fotos – Divulgação / Concultura
A oficina de teatro de rua, ofertada pelo idealizador do projeto, Cairo Vasconcelos, tem duração de 45 minutos. O principal objetivo do workshop é introduzir os estudantes ao universo do teatro de rua, estimulando a criatividade, a expressão corporal e o trabalho em grupo por meio de jogos teatrais e brincadeiras que valorizam a ludicidade e a comunicação.
O diretor-presidente do Concultura, Tony Medeiros, reforça a importância de projetos que integrem os jovens à arte.
“Levar oficinas de teatro para as escolas é uma oportunidade de aproximar os mais jovens da arte. O projeto ‘Miudezas’ é uma maneira de fortalecer a conexão entre os estudantes das escolas públicas de Manaus e a cultura, por meio do teatro de rua. Esperamos que, por meio da Pnab e de outros editais de cultura, experiências como essa sejam ampliadas e inspirem futuros artistas”, comentou o presidente.
Idealizador do projeto, o artista Cairo Vasconcelos comenta sobre suas expectativas para a realização do ‘Miudezas: Circulação e Oficina Teatral’.
“As expectativas são as melhores. Estamos muito ansiosos para encontrar os alunos e apresentar esse espetáculo que realizamos há cinco anos. O espetáculo ‘Menina Miúda’ marcou o início do repertório da nossa produtora, e estou extremamente feliz por ter sido contemplado pela Pnab com esse projeto, especialmente por levar cultura e arte para escolas que, muitas vezes, não recebem esse tipo de incentivo. É um desafio, mas espero que, com esse projeto, possamos ajudar a difundir a arte do teatro de rua, estamos ansiosos para iniciar essa circulação”, disse Cairo.
A metodologia da oficina é baseada em dinâmicas lúdicas e colaborativas que incentivam a participação ativa dos estudantes, respeitando o ritmo e o tempo de cada uma. O teatro de rua é apresentado como uma prática artística acessível e divertida, que estimula a criatividade, a interação com o espaço e o fortalecimento dos laços entre o grupo. O projeto “Miudezas: Circulação e Oficina Teatral” foi um dos selecionados pelo Edital Macro de Chamamento Público n° 002/2024 – Teatro e Circo, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de fomento à cultura, da Prefeitura de Manaus, realizado pelo Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Sexta-feira, 21/2, às 14h
Local: Escola Municipal Professora Tereza Cordovil, localizada na rua Rio Xingu, 237 – Tarumã Açu, zona Oeste.
Segunda-feira, 24/2, às 14h
Local: Escola Estadual Ângelo Ramazzotti, localizada na Praça Nossa Senhora de Nazaré, s/n, Adrianópolis, zona Centro-sul.
Terça-feira, 25/2, às 14h
Local: CETI – Marquês de Santa Cruz Endereço: Rua Virgílio Ramos, s/n – São Raimundo, zona Oeste.
Quarta-feira, 26/2, às 14h
Local: IV CMPM – Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga Endereço: R. dos Açaizeiros – Gilberto Mestrinho, zona Leste.
Quinta-feira, 27/2, às 14h
Local: Escola Municipal Antônia Medeiros da Silva Endereço: Av. Peixe Cavalo – Tarumã Açu, zona Oeste.
Campanha antirrábica avança com 46 postos fixos na capital
Prefeitura anuncia reforma da praça no bairro Jorge Teixeira para março
Educação financeira e direitos do consumidor são temas da primeira ação do ‘Procon Manaus nas Escolas’ em 2025
Prefeitura de Manaus realiza ação educativa sobre prevenção da gravidez na adolescência em escola da zona Norte
Bloco “Sorriso do Livramento” une carnaval e saúde na comunidade rural de Manaus
Prefeitura de Manaus intensifica fiscalização contra buzinas irregulares no transporte complementar