Internacional
Vídeo: Israel ataca embarcação com brasileiro Thiago Ávila, Greta Thunberg e ator de ‘Game of Thrones’
O ativista brasileiro Thiago Ávila, a ativista sueca Greta Thunberg e o ator irlandês Liam Cunningham estão entre as 12 pessoas que estão no navio Madleen, operado pela Freedom Flotilla Coalition que estaria sendo atacado por Israel neste domingo (8/6), de Gaza. Cinco lanchas israelenses estariam fazendo o cerco da embarcação, de acordo com informações do brasileiro.
Thiago Avila, brasileiro a bordo da Flotilha da Liberdade (Freedom Frotilla), fez um vídeo contando que a embarcação deles estavam sendo atacada por Israel, o motivo seria porque o grupo estaria levando comida e remédios para a população de Gaza. Cinco lanchas israelenses estariam fazendo o cerco da embarcação.
URGENTE!! Forças terroristas de Israel cercaram a flotilha da Liberdade, em que estão Greta Thunberg e o brasileiro Thiago Avila!!!
Eles estão navegando rumo a Gaza com ajuda humanitária!!
ATENÇÃO TOTAL NAS PRÓXIMAS HORAS!!! pic.twitter.com/5MV77PkSbA
— Thiago dos Reis ?? (@ThiagoResiste) June 8, 2025
Thiago, Greta e os demais ativistas partiram do sul da Itália há uma semana, com o objetivo de levar comida, remédios e equipamentos médicos a Gaza, que vive sob cerco de Israel. Israel mantém todos os acessos bloqueados porque entende que assim pode impedir o Hamas de conseguir armas.
O bloqueio deixou a população civil de Gaza sem comida e sem água potável e foi amplamente condenado por autoridades internacionais. Nas últimas semanas, Israel autorizou que a Gaza Humanitarian Foundation (GHF), uma entidade privada, faça a distribuição de ajuda aos palestinos.
Porém, a entrega de comida é marcada por tumultos e tiroteios. Dezenas de palestinos foram mortos durante a distribuição de ajuda.
A ativista ambiental Greta Thunberg está na embarcação, chamada Madleen. Os ativistas batizaram a missão de Flotilha da Liberdade. Por volta de 19h20 (horário de Brasília), Thiago postou um vídeo no Instagram dizendo que a embarcação estava sob ataque, sem dar detalhes. Nas imagens, não era possível ver o que acontecia. Havia apenas o rosto de Thiago e o som de alarmes.
Por volta de 19h55 (horário de Brasília), Thiago publicou um segundo vídeo e disse que a flotilha estava cercada por embarcações não identificadas. Segundo ele, momentos depois, os navios desapareceram. Ainda segundo o brasileiro, o alarme foi acionado pela própria equipe do Madleen para chamar a atenção de todos a bordo.
Com informações G1








