As estratégias pedagógicas que impulsionaram os resultados da educação municipal de Manaus foram apresentadas nesta terça-feira (10), durante o 11º Fórum Nacional da Rede de Parcerias, Transferências e Compras Públicas (Parcom 2026), realizado em Brasília. As iniciativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) contribuíram para que a capital amazonense alcançasse posições de destaque entre as redes públicas de ensino do país.

O evento reúne representantes dos governos federal, estaduais e municipais com o objetivo de fortalecer a governança colaborativa, aprimorar a gestão dos recursos públicos e ampliar a eficiência das políticas públicas por meio da integração entre áreas como transferências de recursos, compras governamentais, inovação e gestão.
Representando o secretário municipal de Educação, Arone Bentes, o diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Luiz Oliveira, apresentou as principais ações que ajudaram Manaus a conquistar o 5º lugar nacional nos Anos Finais do Ensino Fundamental (9º ano) e o 6º lugar nos Anos Iniciais (5º ano).
Entre os destaques apresentados esteve o programa “Educa+Manaus”, que reúne um conjunto de iniciativas voltadas à melhoria da aprendizagem e ao fortalecimento das unidades de ensino da rede municipal.
“O programa integra ações estratégicas que apoiam o trabalho pedagógico das escolas, fortalecem o processo de ensino e aprendizagem e contribuem diretamente para a evolução dos indicadores educacionais do município”, destacou Luiz Oliveira.
Estratégias para elevar o desempenho escolar
Durante a apresentação, foram detalhadas algumas das principais ferramentas adotadas pela rede municipal. Entre elas estão a Sequência Didática e o 6º Tempo, que auxiliam na organização curricular e no aprofundamento dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Também foram destacados os simulados baseados na matriz do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), utilizados para monitorar o desempenho dos estudantes e identificar pontos que necessitam de reforço pedagógico.
Outra ação apresentada foi a Formação Saeb, voltada ao aperfeiçoamento dos professores por meio da reflexão sobre práticas pedagógicas e da construção de novas estratégias de ensino.
Além disso, o programa contempla o Acompanhamento Familiar, iniciativa que busca fortalecer a relação entre escola, estudantes e responsáveis por meio de atividades educativas, culturais, esportivas e de cidadania.
Viradão Saeb fortalece preparação dos estudantes
Entre as ações de maior destaque está o “Viradão Saeb”, desenvolvido para consolidar e aprofundar as aprendizagens ao longo do ano letivo. A iniciativa utiliza metodologias dinâmicas e recursos tecnológicos para reforçar competências e habilidades dos alunos, contribuindo para a melhoria do desempenho nas avaliações educacionais.
Segundo a Semed, a ação tem papel importante na preparação dos estudantes e no fortalecimento dos resultados alcançados pela rede municipal.
Fórum reúne gestores de todo o país
Na abertura do evento, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, destacou o crescimento do fórum nos últimos anos. De acordo com ela, o número de participantes passou de menos de dois mil para mais de sete mil inscritos, consolidando o encontro como um dos principais espaços de articulação entre os entes federativos.
A coordenação do Parcom informou que a edição de 2026 marca uma nova fase da Rede de Parcerias, coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que reúne mais de 380 instituições em todo o país. Além das transferências voluntárias da União, a rede passou a incorporar temas relacionados à gestão pública, inovação, obras e compras governamentais, ampliando o apoio aos estados e municípios na execução de políticas públicas.













