Finep visita obras do primeiro laboratório multiusuário de microscopia da UEA - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quinta, 21 de novembro de 2024

Brasil

Finep visita obras do primeiro laboratório multiusuário de microscopia da UEA

Publicado

no

Na tarde desta terça-feira (8), o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), professor doutor Wanderley Souza, visitou a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para acompanhar o andamento do projeto de criação do primeiro laboratório multiusuário de microscopia da na área de ciências biomédicas do Estado. O laboratório é uma parceria da UEA com a Finep, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) e o Centro de Investigações na Área Médica e Biológica (CEMABIO) da UFRJ.

Segundo o diretor da Finep, Wanderley Souza, esse local servirá como um centro para atender tanto a UEA como toda a comunidade científica do Amazonas. / Foto: Divulgação UEA

Segundo o diretor da Finep, Wanderley Souza, esse local servirá como um centro para atender tanto a UEA como toda a comunidade científica do Amazonas. / Foto: Divulgação/UEA

Segundo o Reitor da UEA, Cleinaldo Costa, a implantação de um laboratório multiusuário de microscopia eletrônica de varredura, microscopia de fluorescência e microscopia de transmissão colocará a Universidade no cenário nacional e internacional de microscopia e de análise de fenômenos biológicos e biomédicos. “Tratando-se de doenças da Amazônia e de desenvolvimento de novos fármacos esse é um passo muito importante para o Estado e, sobretudo, pela parceria onde contamos com o suporte financeiro da Finep, o suporte institucional e científico da UFRJ e dos outros parceiros”, ponderou o Reitor.

Durante a visita, o diretor da Finep declarou ter ficado satisfeito com o andamento do projeto, que ocorre dentro do cronograma de execução. “Esse local servirá como um centro para atender tanto a UEA como toda a comunidade científica do Amazonas”. Para o professor doutor Kildare Miranda, que é uma das autoridades brasileiras na área de microscopia eletrônica, microscopia de varredura, microscopia de fluorescência e microscopia de transmissão, o Amazonas é um polo potencial para a criação de mais laboratórios na área de fármacos, cosméticos e doenças tropicais. “A visita foi muito positiva e vejo com otimismo a criação de laboratórios em Parintins, São Gabriel da Cachoeira e Itacoatiara”, sinalizou.

O laboratório está na fase de finalização de obra. / Foto: Divulgação/UEA

O laboratório está na fase de finalização de obra. / Foto: Divulgação/UEA

O laboratório está na fase de finalização de obra. Os equipamentos, comprados por meio de recursos Finep e parte de recursos da UEA, já foram importados e estão em trânsito para Manaus, com previsão de chegada em fevereiro. A conclusão está prevista para abril e a inauguração ainda no primeiro semestre deste ano. “A intenção é inaugurar o laboratório no primeiro semestre de 2019 e colocá-lo à disposição da Universidade do Estado do Amazonas e da comunidade científica amazonense, considerando que é um laboratório multiusuário”, explicou Cleinaldo Costa.

Fonte: Ascom UEA

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações