Alerta! 4 casos de Chikungunya em Manaus - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Manaus

Alerta! 4 casos de Chikungunya em Manaus

Publicado

no

Quatro casos da febre chikungunya, com transmissão local, foram registrados em Manaus. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam), nesta sexta-feira (17).  Os nove casos anteriores que ocorreram no Amazonas eram “importados”, com doentes que contraíram a infecção em outros estados brasileiros ou países vizinhos.

Vírus chikungunya é transmitido por mosquitos Aedes aegypty (no alto) e Aedes albopictus (Foto: Douglas Aby Saber/Fotoarena-AFP Photo/EID Mediterranee)

Vírus chikungunya é transmitido por mosquitos
Aedes aegypty (no alto) e Aedes albopictus
(Foto: Douglas Aby Saber/Fotoarena-AFP
Photo/EID Mediterranee)



De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), todos os quatro casos de chikungunya foram registrados neste mês de julho e se concentraram em pessoas de uma mesma família, que moram em residências próximas, no bairro do Dom Pedro, na zona Oeste de Manaus.
“As quatro pessoas – três mulheres e um homem -, com idades que variam de 48 a 72 anos, estão recebendo acompanhamento ambulatorial e, até o momento, não foi necessário a internação hospitalar de nenhuma delas”, disse o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, por meio de assessoria de imprensa.
Segundo a FVS,  as amostras de sangue coletadas dos doentes seguirão para um instituto em Belém, para validação do resultado.
“Assim que recebemos a confirmação dos diagnósticos acionamos a vigilância saúde do município para, em conjunto com a vigilância estadual, passou a realizar as medidas de bloqueio, que consistiram na inspeção dos imóveis localizados num raio de 500 metros das residências dos doentes, para identificação e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. A inspeção também buscou identificar a existência, nessa área, de pessoas com quadro febril e outros sintomas da chikungunya, o que não foi encontrado”, acrescentou o diretor da FVS.

LEIA TAMBÉM  Encerrarão amanhã inscrições para o concurso de bolsas do Centec

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Câmara Municipal de Manaus

Acompanhe nossas transmissões

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações