Amazonas irá promover o beneficiamento de amêndoa e polpa de cacau! - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 04 de fevereiro de 2023

Amazonas

Amazonas irá promover o beneficiamento de amêndoa e polpa de cacau!

Publicado

no

Com o objetivo de gerar renda, promover a sustentabilidade e a recuperação de áreas degradadas, o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), irá elaborar um projeto técnico para a agroindústria Manacá, que pretende investir na cultura do cacau para beneficiamento da polpa e amêndoa. O projeto será financiado por uma empresa da Alemanha e vai beneficiar, inicialmente, 50 produtores rurais de Manacapuru, Beruri e Iranduba.

A agroindústria, localizada na rodovia AM-70, Km 66, ramal do Acajatuba, Km 03, trabalha com o beneficiamento do açaí e tem capacidade para processar diariamente de 800 a 1.000 sacos de açaí. Além da produção da polpa de açaí, a Manacá produz polpa do cupuaçu e, futuramente, do cacau. A equipe de gestores do Idam esteve em Manacapuru na terça-feira (04/05), para iniciar as tratativas para elaboração do projeto.

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, o foco do projeto será atender pequenos produtores e apoiar com assistência técnica, elaboração do projeto, orientações para implantação de um viveiro de mudas de cacau e acompanhamento técnico durante todo o processo.

Valdenor garantiu ainda a aquisição de mudas de sementes híbridas de cacau vindas de Altamira, no Pará. “Temos sementes, tecnologia e mão de obra treinada para assistir esses produtores. O Idam trabalha alinhado com as políticas de desenvolvimento sustentável e inclusão socioeconômica das famílias rurais, e com a parceria da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac) iremos apoiar a revitalização do cacau no Amazonas”, destacou.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Foto: Kevyn Sousa/Idam e Secom

O proprietário da Manacá, Wilhelm Huttl, destacou a importância do Idam nesse processo. “Precisamos de técnicos para nos orientar como plantar e quais plantas são ideais para o consórcio, além do apoio na produção de mudas. A nossa ideia é investir no plantio de árvores nativas e futuramente exportar a polpa e a amêndoa beneficiada para a Alemanha”, destacou.

Sustentabilidade – Conforme o técnico especialista em Sistemas Agroflorestais, Admilson Brito, o cacau é uma cultura que tem um cultivo preservacionista. “Ele não é plantado sozinho e precisa de sombra para ter um desenvolvimento fisiológico bom e uma produtividade assegurada. Por isso, precisa ser cultivado de forma consorciada com outras plantas de porte maior. Inicialmente pode ser consorciado com a bananeira”, explicou.

O cacau é utilizado como matéria-prima para produção do chocolate, manteiga de cacau, geleia e até cosméticos.

Foto: Kevyn Sousa/Idam e Secom

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Facebook

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações