Assembleia aprova fundos previdenciários e reforço de profissionais de saúde militares - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Segunda-Feira, 15 de Abril de 2024

Amazonas

Assembleia aprova fundos previdenciários e reforço de profissionais de saúde militares

Publicado

no

Por se tratar de um reforço substancial no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, COVID-19, permitindo a convocação imediata dos 796 profissionais de saúde aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros, realizado em 2009, os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, nesta quarta-feira (15), o Projeto de Lei Complementar nº 42/2020, do Executivo, que cria dois fundos de natureza previdenciária para os militares.

Foto: Divulgação

O Fundo de Proteção Previdenciária dos Militares (FPPM) e o Fundo Temporário (FTEMP), passam a ser componentes do patrimônio da unidade gestora do Regime Próprio de Previdência do Estado do Amazonas, a Fundação Amazonprev. Eles darão suporte financeiro para que o governo convoque os concursados dos Bombeiros e os coloque na linha de frente nas ações de combate à pandemia do COVID-19.

LEIA TAMBÉM  Fomento à CT&I no Amazonas é apresentado em audiência pública

O relator da matéria, deputado Delegado Péricles (PSL), defendeu a urgência na votação do PL por conta da necessidade de mais profissionais para atuarem na linha de frente do combate ao coronavírus. A líder do governo, deputada Joana Darc, disse que “amanhã os concursados já poderão ser convocados e começar a trabalhar” e foi seguida por declarações de voto dos membros da bancada.

Durante a votação da Ordem do Dia, os deputados da situação e oposição uniram esforços para votar e aprovar as quatro matérias colocadas em pauta, todas elas referentes a ações de combate à pandemia do coronavírus. Além do PLC nº 42/2020, foram aprovados dois Projetos de Decreto Legislativo relativos a calamidade pública municipal e um Projeto de Lei referente a prorrogação de documentos e certidões públicas.

LEIA TAMBÉM  Assembleia Legislativa do Amazonas aprova Projeto que transforma UnATI em Fundação

Na primeira pauta foi aprovado o Projeto de Lei nº 126/2020, do deputado Saullo Vianna (PTB) que trata da prorrogação excepcional da validade dos documentos como certidões e autorizações, e suspende todas as vistorias no setor de transportes, além de renovar automaticamente as licenças e outros exigíveis pelo Estado que sejam emitidos pelos 62 municípios do Amazonas, durante a quarentena do COVID-19.

Mais dois municípios tiveram o pedido de estado de calamidade pública, por causa do novo coronavírus, aprovada pelos deputados. Por solicitação do prefeito Ivon Rates (PROS), de Envira (a 1.207 km de Manaus) e do prefeito Junior Leite (PROS), de Maués (a 258 km de Manaus), os Projetos de Decreto Legislativo (PDL) nº 20/2020 e nº 21/2020, da Mesa Diretora da Aleam, colocam os municípios em calamidade pública até o dia 31 de dezembro de 2020.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Ao final da sessão no plenário virtual, a presidente da Mesa, deputada Alessandra Campêlo (MDB), destacou o esforço e a atuação dos deputados mesmo estando todos em quarentena, nos debates nas sessões virtuais e mesmo nas atividades das comissões técnicas da Casa.

LEIA TAMBÉM  Anori celebra com muito brilho e beleza o 'Natal Luz 2018'

Texto: Isaías Oliveira

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou criador de conteúdo para a internet, formado em Biotecnologia e Pós-graduado em Marketing Publicidade e Propaganda. Um amante da fotografia e aspirante de YouTuber. Me siga nas redes sociais: @tahan_almeida .

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações