Amazonas
Bandeira do Amazonas terá 62 estrelas após aprovação de mudança pela Aleam
A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta quarta-feira (1º), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o desenho da bandeira do estado para incluir a representação de todos os 62 municípios amazonenses.
Com a mudança, o número de estrelas no símbolo oficial passa de 25 para 62. A atualização tem como objetivo adequar a bandeira à atual divisão territorial do estado, garantindo a representação de cada município.
Até então, o modelo em vigor seguia uma lei de 1982 e mantinha 25 estrelas no campo azul, referência ao número de municípios existentes em agosto de 1897, além de uma alusão histórica ao embarque de tropas amazonenses para a Guerra de Canudos.
Símbolo será atualizado conforme novos municípios
A proposta também estabelece que a bandeira poderá ser atualizada automaticamente sempre que houver mudanças na organização administrativa do estado.
Com isso, caso novos municípios sejam criados, novas estrelas serão incorporadas ao campo azul do símbolo. Em caso de extinção de cidades, as respectivas estrelas serão retiradas. Já em situações de fusão entre municípios, as representações antigas serão substituídas por uma única estrela.
Tramitação e próxima etapa
A PEC tramitou em regime de urgência e já foi aprovada no plenário e nas comissões internas da Aleam. O texto segue agora para a Mesa Diretora da Casa, onde será publicado oficialmente antes de entrar em vigor.
A proposta foi apresentada por Roberto Cidade, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Bandeira do Amazonas terá 62 estrelas após aprovação de mudança pela Aleam – Foto: Reprodução









