Home Notícias Manaus Com risco de desabamento, Prefeitura inicia remoção de árvore de grande porte no Centro de Manaus

Com risco de desabamento, Prefeitura inicia remoção de árvore de grande porte no Centro de Manaus

3 minutos lido
58

A Prefeitura de Manaus, por meio de uma ação integrada das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Limpeza Pública (Semulsp) e do Instituto de Mobilidade Urbana (IMMU), iniciou neste sábado, 20/11, a remoção de uma árvore de grande porte, da espécie oitizeiro (Licania tomentosa), localizada na rua Saldanha Marinho, Centro.

Com cerca de 15 metros de altura e uma copa bastante volumosa, a árvore apresenta um acelerado processo de apodrecimento na base, o que é um grande fator de risco indicativo de tombamento. A ação prossegue nos próximos dias e conta com o apoio da concessionária Amazonas Energia, tendo em vista a proximidade com a rede elétrica.

“Não é um trabalho simples, mas a equipe da prefeitura, por orientação do prefeito David Almeida, está atuando para resguardar a segurança do local, sendo a remoção da árvore inevitável, antes que ela cause algum incidente mais grave”, informou o secretário da Semmas, Antonio Ademir Stroski.

De acordo com o diretor do Departamento de Arborização da Semmas, Deyvson Braga, a árvore está com sua base de sustentação comprometida, uma vez que a podridão já atinge cerca de 50% da base do tronco, criando uma cavidade com aproximadamente 1,5m x 0,8m.

“O oitizeiro está com risco iminente de tombamento e a ação da prefeitura visa a eliminar qualquer risco à vida e ao patrimônio, tendo em vista que a Rua Saldanha Marinho é uma via de grande fluxo de pedestres e veículos no Centro da cidade”, explicou Deyvson.

Desafio

Deyvson disse, ainda, que o Centro da cidade representa um grande desafio na tarefa de compatibilizar a arborização urbana com os diversos mobiliários urbanos existentes como a rede elétrica, redes de dados, iluminação pública, marquises de lojas, entre outros.

“Além disso, muitas árvores já apresentam sinais de senilidade, injúrias e podridão decorrentes de colisões de veículos e podas mal executadas. Diante desse cenário, é inevitável a remoção de algumas árvores em situação mais crítica e sua eventual substituição por espécies de menor porte, compatíveis com a realidade das vias do Centro”, justificou.

Espécie

O oitizeiro, espécie predominante em muitas vias da região central, reúne diversas qualidades para uso na arborização urbana. No entanto, por se tratar de uma árvore de grande porte e sistema radicular bastante desenvolvido e robusto, não é compatível com algumas áreas da região central, por demandar uma grande área permeável para o desenvolvimento de suas raízes, além de um espaço livre de obstáculos aéreos para a conformação de sua copa volumosa.

Autorização para corte e poda

A ação deste sábado faz parte da rotina da Divisão de Manejo e Monitoramento da Arborização Urbana da Semmas, responsável pela avaliação de risco de árvores urbanas e emissão de autorizações de corte e poda de árvores tanto em áreas públicas como em áreas particulares.

Foto – Divulgação / Semmas

O morador que deseja solicitar o corte ou a poda de uma ou mais árvores em Manaus, deve solicitar autorização à Semmas, que é o órgão responsável pela emissão de autorizações de corte e poda de árvores urbanas.

Os canais de atendimento para informações são o e-mail [email protected] e os telefones 3236-7330 / 98842-2294 (WhatsApp).

Vizinhança

Quando há uma árvore no terreno ao lado que está prejudicando sua propriedade, e o vizinho não autoriza o corte e nem faz a poda, a Semmas pode emitir uma Autorização de Poda Unilateral, que consiste na poda dos galhos e até mesmo das raízes que ultrapassam o limite da propriedade do vizinho e que estão prejudicando a sua. Para a poda unilateral, não é necessário a anuência do vizinho.

A Semmas recomenda ainda que se os galhos de uma árvore estão causando curto-circuito na rede elétrica, deve-se contatar a concessionária de distribuição de energia elétrica. E quando os galhos de uma árvore estão encobrindo a luminária da iluminação pública, deve-se comunicar a Manaus Luz.

Foto – Divulgação / Semmas
Comentários com Facebook

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Manaus

Leia Também

Inaugurado no Viver Melhor, novo Ceti Dariana Correa Lopes integra escola e comunidade

Construído em tempo recorde, o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dariana Correa …