Home Notícias Brasil Como Denunciar Crimes de Ódio na Internet

Como Denunciar Crimes de Ódio na Internet

2 minutos lido
136

Cada vez mais a Internet concentra em seu conteúdo discursos de ódio explicitamente criminosos que incitam severas discriminações. Por permitir o anonimato e por parecer um terreno em que prevalece a impunidade, as redes sociais virtuais (exemplo: Orkut, Facebook, Twitter, Blogs, E-mails, Fóruns Virtuais de Discussão e etc) apresentam grandiosa presença de discursos racistas, homofóbicos, xenófobos, bairristas, intolerantes com certas religiões, hábitos, costumes e até mesmo com deficientes físicos e mentais.

Como Denunciar Crimes de Ódio na Internet
Como Denunciar Crimes de Ódio na Internet

O Crime de Ódio na Internet é duplamente perigoso. Além de discriminar e tratar de maneira degradante determinados grupos sociais, também incita o preconceito em outros usuários da rede social, especialmente crianças e adolescentes. Dessa forma, esse tipo de Crime de Ódio torna possível uma grave expansão de atos discriminatórios, discursos preconceituosos e atitudes agressivas. O que antes seria um caso individual, no mundo virtual atinge milhares de pessoas e influencia negativamente um enorme grupo de indivíduos. Todavia, é importante ter consciência de que atitudes desrespeitosas na Internet também são passíveis de punição e devem ser denunciadas devidamente.

[notification type=”notification_info” ]Clique aqui para saber mais sobre crimes de ódio como racismo, xenofobia, bairrismo, homofobia, intolerância religiosa e preconceito com deficientes.[/notification]

Como Denunciar

O denunciante deve reunir o maior número de provas possíveis. É essencial imprimir as páginas, guardar os endereços virtuais, salvar os links dos indivíduos responsáveis pelo crime e tirar cópia das ofensas. Para tirar uma cópia da página em que o preconceito está exposto deve-se usar o botão Print Screen (geralmente localizado no canto direito superior do teclado). Após situar a página no local em que apareça o endereço virtual e o conteúdo preconceituoso, o botão Print Screen deve ser pressionado. Logo depois, deve-se colar esse conteúdo (geralmente no programa Paint) e salvá-lo no computador.
Uma vez que as provas estejam reunidas, o denunciante pode dirigir-se a qualquer tipo de delegacia. Há, em certos locais, Delegacias especiais para crimes virtuais. Há também a possibilidade de denunciar o conteúdo criminoso via Internet. Os endereços de ambas as coisas encontram-se abaixo.

Clique aqui para denunciar via internet Crimes de Ódio

Endereço de Delegacias Especializadas em Crimes Virtuais

Amazonas
E-mail:
Fone:
Endereço: Delegacia Geral da Polícia Civil, no bairro Dom Pedro, zona oeste de Manaus, junto com a Delegacia Interativa.

São Paulo
E-mail: [email protected]
Fone: (11) 2221-7030 .
Endereço: Av. Zaki Narchi, 152 – Carandiru – São Paulo/SP.

Rio de Janeiro
DRCI – Delegacia de Repressão aos Crimes de InformáticaEndereço: Rua da Relação, 42, 8º andar, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Fone: (21) 3399 – 3201/ 3399 – 3202

Belo Horizonte
DERCIFE – Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra Informática e Fraudes Eletrônicas
Endereço: Av. Antônio Carlos, 901, Lagoinha – Belo Horizonte (MG)
Fone: (31) 3201-5892

Curitiba
Polícia Civil do Paraná
Endereço: Rua José Loureiro 540, Centro – Curitiba (PR)
Fone: (41) 3883-8100 .
E-mail: [email protected]

Brasília
Divisão de crimes de Alta tecnologia – DICAT, Brasília (DF)
Endereço: Setor Áreas Isoladas Sudoeste, Bloco D – Brasília (DF).
Fone: (61) 3462-9531

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Brasil

Leia Também

Adolescente gay de 14 anos escreveu uma carta pedindo socorro após tomar peia do pai

Um adolescente de 14 anos escreveu uma carta aos vizinhos, em Jataí (GO), afirmando que er…