Conheça os benefícios do Mulateiro para saúde - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, segunda, 22 de julho de 2024

Curiosidades

Conheça os benefícios do Mulateiro para saúde

Publicado

no

Mulateiro é uma árvore da Amazônia super popular na região norte do Brasil. É considerada a árvore da juventude pois a planta tem propriedades que melhoram a densidade da pele, devido a quantidade de antioxidante que o torna um ótimo anti-idade.

A floração produz flores brancas entre maio e junho. O tronco é retilíneo, com a casca lisa e brilhante, de cor bronzeada. É uma planta de difícil reprodução.

Popularmente conhecida como mulateiro, extratos de sua casca atualmente vem sendo utilizado para composição de cosméticos, essa espécie é frequentemente receitada na etnomedicina como cicatrizante e rejuvenescedor, além de ser usada no controle de manchas de pele

Com o nome científico de Calycophyllum spruceanum, a planta é conhecida popularmente por mulateiro-da-várzea e escorrega-macaco.

Propriedades Medicinais do Mulateiro

A casca do mulateiro contém uma grande quantidade de taninos que lhe dão um efeito adstringente. Recentemente, a planta tem sido documentada para conter um elevado teor de fenóis e ácidos orgânicos que têm demonstrado atividade antibacteriana, antifúngica e inseticida. Os fenóis demonstram forte atividade antioxidante, o que pode explicar o seu uso tradicional para inibir o processo de envelhecimento da pele.

Outra substância chamada ácido acetilênico (um ácido orgânico de cadeia longa), provou ser um antibiótico com ação contra bactérias e fungos.

Benefícios e indicações do chá de Mulateiro

– Rejuvenesce a pele facial, eliminando as linhas de expressão causadas pela idade.

– Reduz e clareia manchas escuras, que os dermatologistas chamam de hiperpigmentação.

– Fortalece e repara os fios quebradiços, restaura a suavidade natural e devolve o brilho além de fortalecer o couro cabeludo.

– Ajuda a dar força física e fortifica o desempenho sexual.

– Rico em taninos e possui grandes quantidades de polifenóis e ácidos orgânicos.

Tais propriedades conferem a essa planta seus princípios adstringente, antioxidante, antibacteriano, antifúngico, fotoprotetor, rejuvenescedor, cicatrizante, tônico e fortalecedor do sistema imunológico.

Candidíase, pé-de-atleta, micoses de unha, piolhos, bicho-de-pé, sarna, feridas, manchas na pele, envelhecimento precoce da pele, diabetes

Propriedades: Antifúngico, adstringente, inseticida, antibacteriano, repelente, antioxidante, emoliente, cicatrizante, antiparasitário, clareador (pele).

Imagem: Divulgação

Como preparar o chá de Mulateiro

Ingredientes

Casca do tronco e lenho.

Modo de Preparo

Pega se uns 15 pedaços de casca. Coloque 2 litros de água pra esquentar e assim que começar a soltar as primeiras bolinhas, retire do fogo. Não deixe ferver. Então coloque os pedaços da casca e deixe dentro da água. Ela vai soltar as substâncias químicas aos poucos.

Quando esfriar coloque essa água, junto com os pedaços de casca em uma vasilha de vidro.
Então é só tomar uns 100 ml, meio copo americano quando acordar é antes de dormir

Onde encontrar o Mulateiro?

A planta é encontrada naturalmente em várzeas do Amazonas,  porém também encontrada no Amapá e Acre. Produtos derivados do Mulateiro como sabonetes, cremes e na forma natural da casca da árvore, sementes e folhas são encontrados em feiras e mercados de cidades da região norte do Brasil.

As plantas não substituem o acompanhamento médico e consumida em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

 

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações