Home Notícias Amazonas Covid-19: Dose de reforço será aplicada em quem tomou a segunda dose há, pelo menos, seis meses

Covid-19: Dose de reforço será aplicada em quem tomou a segunda dose há, pelo menos, seis meses

1 minutos lido
56
FOTO Girlene Medeiros FVS-RCP 

Dose de reforço contra Covid-19 no Amazonas será aplicada em quem tomou a segunda dose há, pelo menos, seis meses

Locais de vacinação serão divulgados pelas secretarias municipais de Saúde

A aplicação da dose de reforço da vacina contra Covid-19 no Amazonas, a partir de quarta-feira (15/09), é destinada ao público contemplado que tomou a segunda dose ou dose única há, pelo menos, seis meses. Inicialmente, será vacinada a população que tenha 70 anos ou mais. O imunizante utilizado será da Pfizer. Em Manaus, a vacinação vai iniciar pelos idosos institucionalizados.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, o público inicial da dose de reforço está dentro da faixa etária mais acometida das formas graves da Covid-19. “A escolha desse público é orientação nacional do Ministério da Saúde; e considera a ampliação da resposta do sistema imunológico com doses adicionais de vacinas. Também vamos incluir os imunossuprimidos, posteriormente, mediante disponibilidade de doses”, explica Cristiano.

Para a aplicação da dose de reforço será usada a mesma carteira de vacinação em que foram registradas a primeira e segunda doses. “A operacionalização da campanha de vacinação é de responsabilidade das prefeituras. Então, cada município vai informar os locais de vacinação. De qualquer forma, convocamos o público contemplado para buscar a dose de reforço e intensificar a imunização”, declara a diretora técnica da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Capital 

Em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus) vai aplicar a dose de reforço da vacina contra Covid-19, inicialmente, em idosos institucionalizados. Já quem tem 70 anos ou mais e reside na capital do Estado, a imunização será realizada a partir de sexta-feira (17/09). Na capital, os locais de vacinação serão divulgados pela Semsa/Manaus.

Reforço 

O reforço na imunização contra a Covid-19 é recomendação do Ministério da Saúde para a campanha de vacinação de enfrentamento da pandemia. De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, o reforço vale para quem tomou qualquer vacina usada na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19.

Comentários com Facebook
Receba nossas notícias no seu e-mail 📩:
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Alessandro Nuñes
Carregar Mais Em Amazonas

Leia Também

Semana de formação para aperfeiçoamento da gestão de saúde no Amazonas através da Escola de Contas do TCE-AM

A Escola de Contas do Tribunal de Contas do Amazonas (ECP/TCE-AM) dá início a Semana de fo…