Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quarta, 30 de novembro de 2022

Amazonas

Curso de Medicina da UEA recebe nota altíssima do Conselho Estadual de Educação!

Avaliação reconhece o compromisso da UEA com a qualidade de ensino e pesquisa ofertada aos estudantes

Publicado

no

Conselho Estadual de Educação conceitua o curso de Medicina da UEA com nota 4,43

Corpo docente qualificado, investimentos em infraestrutura e foco na formação de profissionais de excelência. Estes são alguns dos indicadores que contribuíram para que o curso de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) fosse conceituado com a nota 4,43 pelo Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE-AM), em uma escala avaliativa de 1 a 5. A pontuação elevada, publicada por meio da resolução n° 139/2022 -CEE/AM, reconhece o compromisso da UEA com a qualidade de ensino e pesquisa ofertada aos estudantes.

Curso de Medica da UEA recebe nota altíssima do Conselho Estadual de Educação!

Curso de Medica da UEA recebe nota altíssima do Conselho Estadual de Educação!


Durante a avaliação, são analisadas três diferentes áreas do curso: a infraestrutura, o corpo docente e o projeto pedagógico. O corpo docente corresponde a 40% da avaliação, onde são verificados critérios como o tempo de experiência na docência, a aptidão multidisciplinar, produção científica, a capacitação e o apoio aos professores. Atualmente, o curso conta com 64 doutores, 51 mestres e 35 especialistas.

Segundo o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, o objetivo da universidade é capacitar profissionais com conhecimento e habilidade técnica e humana. Ele afirma que a boa avaliação é importante, pois proporciona maior procura da instituição por parte dos alunos.

“A gestão superior da UEA está empenhada em fortalecer os cursos da universidade em todas as áreas. A nota que o curso de Medicina recebeu é um símbolo dos avanços que alcançamos em tão pouco tempo. Além disso, receber reconhecimento é primordial para que possamos seguir avançando. Meus parabéns a todo o corpo docente e discente”, disse.

O Conselho destina 30% da avaliação aos critérios de infraestrutura. O curso possui 22 salas de aula, 2 auditórios e 17 laboratórios na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA). Entre os laboratórios disponíveis para a comunidade acadêmica estão os de Anatomia, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia, Genética, Patologia e Técnica Cirúrgica. Além disso, o curso conta com uma estrutura de instituições conveniadas, onde são realizadas atividades práticas como o internato.

Publicidade

Outros 30% dos indicadores avaliados são referentes ao projeto pedagógico do curso, que trata da estrutura curricular e distribuição das disciplinas e atividades de ensino. O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Medicina da UEA, que tem como atribuição o acompanhamento e a concepção do projeto pedagógico, conta com a participação de 15 professores doutores, o que corresponde à metade da composição do Núcleo.

O coordenador do curso de Medicina da UEA, Prof. Dr. Domingos Sávio, ressalta que o corpo discente é formado por alunos de diferentes regiões do estado, indígenas e Pessoas com Deficiência (PcDs), um fato que reforça o caráter de inclusão social e diversidade do curso.

“Receber uma boa avaliação é muito importante para a autoestima de todo o corpo docente. Isto representa um retorno positivo do trabalho que desenvolvemos e reflete diretamente no processo de ensino e aprendizagem. O próximo passo a ser conquistado é o hospital universitário da UEA, que será muito importante para que consigamos, cada vez mais, formar excelentes profissionais para atender à população”, comentou.

Acesso expandido ao conhecimento

Ao conceituar a infraestrutura disponibilizada pelo curso, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/UEA) também foi avaliado e contribuiu para que o resultado alcançado fosse positivo. A biblioteca da Escola Superior de Ciências da Saúde conta, atualmente, com um moderno sistema de autoatendimento e espaços amplos para estudos individuais e em grupo.

Como forma de investir na expansão do conhecimento, no dia 13 de julho, a gestão da UEA, tendo à sua frente o Prof. Dr. André Zogahib, entregou 339 novos livros ao acervo da biblioteca da unidade, com temas voltados, especialmente, para o estudo da Medicina, contemplando disciplinas como Anestesiologia, Radiologia, Anatomia, entre outros.

Publicidade

Entre as ferramentas disponíveis aos alunos está o sistema Proquest, uma base de dados que permite ao usuário consultas off-line a materiais como livros, periódicos e revistas relacionados a sua área de estudo. Recentemente, a UEA disponibilizou o UpToDate, uma plataforma na qual docentes e acadêmicos podem pesquisar recomendações de questões voltadas à prática clínica.

Sobre o curso

Criado em 2001, o curso de Medicina da UEA concedeu grau à primeira turma em 8 de novembro de 2007. Desde então, a universidade formou 1.652 médicos. Atualmente, a UEA conta com 893 alunos matriculados no curso e oferta, a cada semestre, novas 60 vagas por meio do Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS).

O objetivo do curso é formar o médico generalista, com capacitação humanista, crítica e reflexiva, para atuar no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania.

Conselho Estadual de Educação conceitua o curso de Medicina da UEA com nota 4,43

Conselho Estadual de Educação conceitua o curso de Medicina da UEA com nota 4,43

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Asfalta Amazonas

Alfabetiza Manaus: erradicar o analfabetismo é o nosso desafio

Alfabetiza Manaus: erradicar o analfabetismo é o nosso desafio

Homem de atitude se cuida o ano inteiro

Homem de atitude se cuida o ano inteiro

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Falando de Contas

Programa do TCE-AM

Facebook

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações