Delegacia do Idoso segue atuando em diligências e resguardando a integridade de pessoas da terceira idade - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Polícia

Delegacia do Idoso segue atuando em diligências e resguardando a integridade de pessoas da terceira idade

Publicado

no

Mesmo com o crescimento de contaminação do novo coronavírus no Estado, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) segue com o funcionamento de todas as suas unidades policiais, incluindo a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), que tem como objetivo resguardar pessoas da terceira idade.

“A demanda da delegacia sempre é grande e acreditamos que, devido à pandemia do novo coronavírus, a população idosa precisou ainda mais de auxílio em virtude da nova configuração de habitação”, disse a delegada Andréa Nascimento, titular da Especializada.

LEIA TAMBÉM  Após estrangular e matar, assassino fez vídeo pedindo "mil desculpas"

De acordo com ela, é sabido que a situação de confinamento gera ansiedade em algumas pessoas e muitas vezes coloca o idoso em contato com um possível agressor por mais tempo. “Isso tende a ser uma combinação perigosa para os vulneráveis. Por esse motivo é que estamos fazendo de tudo para intensificar o número de diligências, a fim de dar uma resposta o mais breve possível aos idosos”, detalhou ela.

Conforme a delegada, nos primeiros dias de 2021, foram realizadas, pela equipe de investigação, 57 diligências domiciliares com a missão de apurar denúncias de violência contra a pessoa idosa, que está em isolamento social.

Delegacia do Idoso segue atuando em diligências e resguardando a integridade de pessoas da terceira idade / Foto : Divulgação

A autoridade policial explica que, mesmo com o distanciamento social, há formas de identificar a vítima de maus-tratos. “Há sinais físicos como arranhões, vermelhidão na pele e até mesmo cortes nas regiões da cabeça e braços. Além dos sinais psicológicos como depressão, nervosismo e ansiedade”.

LEIA TAMBÉM  Morre segunda vítima de atentado em loteria de Manaus

Segundo o novo decreto, a delegacia está realizando Boletins de Ocorrência (BOs) apenas de caráter emergencial, porém, o atendimento ao público para dúvidas e orientações está disponível por meio do telefone da Especializada. “Sem sombra de dúvidas o maior desafio é justamente preservar os idosos, bem como os investigadores que fazem as diligências, evitando que ambos possam vir a se contaminar de alguma forma. Para isso, seguimos todas as orientações dos órgãos competentes quanto aos protocolos de segurança”, afirma Andréa.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

A orientação aos idosos e familiares é denunciar qualquer caso suspeito, devendo ser feito por meio dos canais de denúncias 181 e Disque 100, ou pelo telefone (92) 3214-5800.

Delegacia do Idoso segue atuando em diligências e resguardando a integridade de pessoas da terceira idade / Foto : Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações