Espetáculo Rios Voadores do Corpo de Dança do Amazonas recebe indicação para prêmio nacional - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quarta, 08 de fevereiro de 2023

Agenda Cultural

Espetáculo Rios Voadores do Corpo de Dança do Amazonas recebe indicação para prêmio nacional

Publicado

no

Foto: Michael Dantas/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

O Corpo de Dança do Amazonas (CDA) inicia o ano de 2023 como uma das companhias indicadas ao prêmio “APCA Dança 2022”, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte, em São Paulo. Concorrendo com a trilha sonora, assinada por Makely Ka, o espetáculo Rios Voadores está entre os indicados, do segundo semestre de 2022, à categoria Prêmio Técnico.

As outras duas indicações à categoria pertencem a companhias de dança de São Paulo: Gil Oliveira, com o figurino de “Ibi – Da Natureza ao Caos”, São Paulo Companhia de Dança; e a dupla Kelson Barros e Gabriela Araújo, com o figurino de “Da Cor de Cobre”, Clarin Cia de Dança. A premiação está prevista para o mês de fevereiro.

A trilha sonora original de Rios Voadores criada pelo músico Makely Ka, traz para a cena um diálogo entre a cultura popular e a música contemporânea. O espetáculo é coreografado por Rosa Antuna e leva ao palco 20 bailarinos, com figurino de Ian Queiroz.

Com direção de Mário Nascimento, o Corpo de Dança do Amazonas é um dos corpos artísticos do estado, administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Neste ano, a companhia completa 25 anos de atuação, se destacando no cenário nacional da dança.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

O secretário da pasta de cultura, Marcos Apolo Muniz, parabeniza a companhia que, no ano passado, foi contemplada com o Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança, concedido pelo Governo Federal.

“A indicação reflete o trabalho que vem sendo feito pelo CDA, que ganhou projeção nacional e, atualmente, é considerada uma das companhias mais importantes do Brasil”, disse o secretário.

“No ano passado, o CDA teve sua trajetória coroada com uma temporada de apresentações na Semana Paulista e em Brasília, confirmando o talento e a força da dança contemporânea amazonense”, ressalta Marcos Apolo. A Funarte contemplou ainda o espetáculo “TA – Sobre ser Grande”, de Mário Nascimento.

Foto: Michael Dantas/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Foto: Michael Dantas/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Sobre o espetáculo

Rios Voadores é um termo usado para designar uma gigantesca massa de vapor de água vinda do oceano e somada à transpiração da floresta. O equilíbrio das chuvas em outras regiões do Brasil depende do equilíbrio da floresta amazônica e da formação dos rios voadores.

Neste espetáculo a coreógrafa Rosa Antuña busca trazer para a cena a importância da preservação do meio ambiente como ponto crucial para o equilíbrio do planeta. A mitologia amazônica, além de sua fauna e flora, é inspiração para a construção da movimentação deste trabalho.

Foto: Michael Dantas/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Foto: Michael Dantas/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Siga-nos no Facebook

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações