Fenômeno El Niño que vem aí torando. Confira o que dá pra aguardar - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sábado, 27 de Abril de 2024

Internacional

Fenômeno El Niño que vem aí torando. Confira o que dá pra aguardar

Publicado

no

Olha a napa do El Niño que vem aí.

Oficialmente iniciou na última quinta-feira (8) o El Niño 2023.  Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), as condições de oceanos e atmosfera que caracterizam o fenômeno climático se confirmaram, e abrem caminho para possíveis recordes de temperatura em 2024.

O El Niño é marcado por um aquecimento acima da média no oceano Pacífico, perto da linha do Equador. Ele muda a circulação dos ventos alísios, que vão de leste a oeste, levando umidade e águas mais quentes da costa das Américas para Ásia e Oceania.

Apesar de ocorrer no Pacífico, seus efeitos alcançam outras regiões do planeta. Alguns são a elevação geral de temperaturas, aumento de chuvas ou seca em diferentes regiões, branqueamento de corais e até danos à economia.

LEIA TAMBÉM  “Eles morreram sozinhos. É assim que esse vírus age”, disse filho de casal confinado que morreu de Coronavírus

Um exemplo é o impacto na falta de chuvas, que prejudica safras. Outro é na atividade pesqueira. Isso porque, com o deslocamento normal das águas quentes para o oeste, águas mais profundas e frias “sobem”. Esse movimento é chamado de ressurgência, que renova nutrientes e é fundamental para a fauna marinha na costa da América do Sul. Com o El Niño, isso não acontece.

O El Niño ocorre a cada dois ou sete anos, e é um fenômeno antigo, com referências desde o século 19, e não tem relação com a atividade humana. Mas está associado, por exemplo, a recordes de temperatura.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Por enquanto, “estima-se que o evento teria uma magnitude mais provável de fraca até setembro, com tendência a se intensificar até o final do ano. Por outro lado, para o verão de 2024, estima-se que o El Niño tem probabilidade de 82%, com magnitude entre fraca e moderada”, enfatiza.

Olha a napa do El Niño que vem aí.

Olha a napa do El Niño que vem aí.

Um dos principais marcos recentes foi a seca extrema entre 2015 e 2016, associada a um “super El Niño”, que provocou a maior queimada registrada na Amazônia em Roraima. Em poucas semanas, o estado perdeu 14 mil km² de floresta.

LEIA TAMBÉM  Cansados de mentiras, população amarra prefeito que não cumpriu promessas de campanha

No Brasil, os efeitos mais comuns são mais chance de seca no Norte e no Nordeste. As mudanças climáticas, por sua vez, acrescentam uma preocupação extra ao cenário dos próximos meses por tornarem ambientes como a Amazônia mais suscetíveis a esses grandes incêndios, que podem degradar a floresta para além do desmatamento.

Já no Sul, o El Niño altera a circulação de ventos, que formam uma barreira e impedem que as frentes frias vindas do hemisfério sul circulem pelo país. Como permanecem mais tempo sobre a região, aumentam a frequência de chuvas fortes ali.

LEIA TAMBÉM  Médico confessa ter "tatuado" iniciais em fígado de pacientes

O comunicado da NOAA não fala em um El Niño extremo como o de oito anos atrás, mas as probabilidades são de 84% para moderado e 56% para forte no começo do inverno no hemisfério norte, em dezembro.

Em maio, a Organização Meteorológica Mundial, organismo especializado da ONU, declarou que há 98% de chance de que as temperaturas globais atinjam recordes nos próximos cinco anos, e que a probabilidade de que esse aumento supere 1,5ºC em relação ao período pré-industrial é de 66%. (Lucas Lacerda/FolhaPress)

Olha a napa do El Niño que vem aí.

Olha a napa do El Niño que vem aí.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações