Finalista do Prêmio Jabuti, livro sobre a economia da Amazônia passa a ser vendido na Amazon - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 04 de fevereiro de 2023

Amazonas

Finalista do Prêmio Jabuti, livro sobre a economia da Amazônia passa a ser vendido na Amazon

Publicado

no

Cristina Monte / Foto : Divulgação

Finalista na última edição do Prêmio Jabuti de Literatura na categoria ‘Economia Criativa’, o livro `A Amazônia Sustentável e o Ecossistema Empreendedor´ agora está disponível para compra em versão digital no site da Amazon.

Escrito pela jornalista, historiadora e comunicadora Cristina Monte, a obra lançada no final de 2021, na Bienal Internacional do Rio de Janeiro, reúne os pontos de vista da autora com mais de 100 relatos de atores públicos e privados envolvidos em atividades de desenvolvimento socioeconômico na Amazônia. Participam ribeirinhos, caboclos, doutores e pesquisadores, CEOs de empresas e institutos de pesquisa, educadores, dentre outros.

A obra custa R$ 17,50 e pode ser adquirida (https://bityli.com/1U192) por PIX, boleto ou cartão de crédito. Após a confirmação do pagamento, o arquivo estará disponível na plataforma Kindle, dedicada a leitura e armazenamento de e-books.

Além da Amazon, o livro pode ser comprado no formato físico através do site amazoniaempreendedora.com.br, com versões em português e inglês.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

O livro

Idealizado durante o primeiro pico de infecções por Covid-19 no Amazonas, no início de 2020, o livro propõe duas abordagens consideradas fundamentais para a implementação e continuidade de um modelo que valorize o uso conjunto da tecnologia e a bioeconomia.

Segundo alguns dos entrevistados, com o patrimônio genético disponível no bioma amazônico e o uso racional dos recursos é possível fomentar a economia com a fabricação de produtos à base de insumos regionais. Itens como óleos, extratos e sementes podem ser convertidos em produtos de alto valor agregado por indústrias nos ramos alimentício, farmacêutico, químico e cosmético.

De acordo com a autora, a projeção inicial seria em torno de 30 entrevistas. Porém, graças ao interesse de outros grupos de empreendedores e apoiadores em contribuir com a obra o número de relatos mais que dobrou. Além disso, o livro também contempla o protagonismo feminino, a força das comunidades tradicionais e o posicionamento das instituições que financiam iniciativas de defesa da Amazônia.

Para Cristina, a valorização desses atores permitirá a efetiva implementação de projetos de preservação e desenvolvimento na Amazônia em médio e longo prazos. “É preciso integrar nessa jornada as comunidades tradicionais, valorizar os saberes locais, a diversidade cultural, a riqueza gastronômica. É a soma de esforços de quem vive, pesquisa, trabalha, conhece e reconhece os imensos desafios, que podem construir juntos soluções que respeitem a singularidade da Amazônia e dos seus habitantes”, disse.

Cristina Monte enfatiza o papel e as citações da Amazônia nos debates sobre as mudanças climáticas, porém tece crítica e propõe discussão, em relação a aplicação de modelos econômicos que não contemplam a realidade local.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

“A preservação ambiental está de volta ao debate internacional e ganhou destaque com a COP 27. Entretanto, isso não garante que a Amazônia seja, de fato, compreendida, principalmente por quem não conhece de perto essa região do planeta”, pontua.

A Amazônia Sustentável e o Ecossistema Empreendedor / Foto : Divulgação

A Amazônia Sustentável e o Ecossistema Empreendedor / Foto : Divulgação

A autora

Residente em Manaus há mais de 20 anos e nascida na capital paulistana, Cristina é jornalista, especialista em Comunicação Empresarial pela Faculdade Cásper Líbero; em Responsabilidade Social, pela FUCAPI; e em Divulgação e Jornalismo Científico em Saúde e Meio Ambiente na Amazônia, Comunicação e Jornalismo, pelo Instituto Leônidas e Maria Deane – Fiocruz Amazônia. Além de ser graduada em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Em sua atividade profissional, atua em assessoria imprensa, mantém a coluna Mais Negócio$, do caderno de Economia do Jornal do Commercio e ocupa a Cadeira de número 138, da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia – ALACA. Além disso, a autora já escreveu mais de 200 artigos que foram publicados no Jornal do Commercio, Em Tempo, Portal Cennarium, dentre outros. Na televisão, foi apresentadora por duas temporadas do programa ‘Acelera Amazônia’, no Amazon Sat.

Cristina Monte / Foto : Divulgação

Cristina Monte / Foto : Divulgação

Premiação

Neste ano, em maio, a jornalista foi agraciada com o Prêmio FAPEAM CT&I – 2021, na categoria Profissional de Comunicação (Mídia Impressa), pelo relevante trabalho prestado à Ciência e Tecnologia no Amazonas. No mês de setembro, foi convidada a participar do 11º Fórum da Rede Mulher Empreendedora, no painel `Empreendedorismo feminino da região amazônica´, realizado em São Paulo. E, em novembro, teve o `A Amazônia sustentável e o ecossistema empreendedor´, classificado na final do Prêmio Jabuti de Literatura, onde ficou colocado como um dos cinco melhores trabalhos na categoria Economia Criativa.

Cristina Monte / Foto : Divulgação

Cristina Monte / Foto : Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações