Flávio Dino toma posse como Ministro do STF em 22 de fevereiro - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Domingo, 28 de Abril de 2024

Política

Flávio Dino toma posse como Ministro do STF em 22 de fevereiro

Publicado

no

Flávio Dino assume como Ministro do STF / FONTE: O Globo - Ministro da Justiça Flávio Dino

Na próxima quinta-feira, 22, Flávio Dino tomará posse como Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), marcando o terceiro mandato do presidente Lula. Esta nomeação representa a segunda indicação de Lula para o STF durante seu governo. Flávio Dino assumirá a cadeira anteriormente ocupada por Rosa Weber, que se aposentou em setembro.

O novo ministro passou por um rigoroso processo de seleção, sendo indicado pelo presidente e posteriormente submetido a sabatina e aprovação no Senado em 13 de dezembro. Com uma carreira política destacada, Flávio Dino traz consigo uma vasta experiência que promete enriquecer os debates no Supremo.

LEIA TAMBÉM  Roberto Cidade garante R$ 500 mil em emenda para Nova Olinda do Norte, durante visita ao município

Sua nomeação é particularmente significativa, já que o mandato estendido permitirá que Flávio Dino exerça suas funções no STF por até 20 anos. A cerimônia de posse, aguardada com expectativa, será prestigiada por autoridades dos Três Poderes, refletindo a importância e a relevância do papel desempenhado pelo STF no cenário jurídico e político do país.

O roteiro da posse conta com os seguintes procedimentos:

  • Abertura da sessão pelo presidente Roberto Barroso, com a execução do Hino Nacional;
  • O ministro mais antigo da Corte presente na sessão e o mais novo devem conduzir Dino ao plenário, conforme a tradição;
  • Na sequência, o novo ministro fará o juramento de cumprir a Constituição. Após a leitura pelo diretor-geral do STF, o termo de posse é assinado e o novo ministro é declarado empossado pelo presidente do tribunal.
LEIA TAMBÉM  Médico empresário Cleuder Cordeiro conhece bem a realidade da saúde da capital

Dino herdará acervo com 343 processos, sendo a maior parte dos procedimentos relacionados aos temas de Direito Administrativo. Entre os principais processos que passarão à análise do novo ministro, estão:

  • Conclusões da CPI da Covid: a ação envolve a apuração a pedido da Procuradoria-Geral da República relacionada às conclusões do relatório final da CPI da Covid, do Senado. Neste procedimento, um dos alvos é o ex-presidente Jair Bolsonaro, além de ministros e outros agentes públicos de sua gestão;
  • Indulto natalino: ações que discutem o indulto concedido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro a pessoas com pena de prisão não superior a cinco anos;
  • Aborto: A ação foi apresentada em setembro de 2023 pelo PL, que pede que a punição para abortos provocados por terceiros seja equiparada à do crime de homicídio qualificado. Dino não votará,já que a ministra Rosa Weber apresentou seu voto pouco antes de se aposentar.
LEIA TAMBÉM  Josué Neto mostra habilidade ao reunir caciques políticos em torno de si

 

Flávio Dino assume como Ministro do STF / FONTE: O Globo - Ministro da Justiça Flávio Dino

Flávio Dino assume como Ministro do STF / FONTE: O Globo – Ministro da Justiça Flávio Dino

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações